O Festival Literário da Gardunha, no Fundão, realiza-se de quarta-feira a domingo e tem como tema “O lugar da casa”, nome de um poema de Eugénio de Andrade, nascido no concelho. O evento tem atividades previstas em vários locais e freguesias do Fundão e o programa integra diferentes iniciativas.
“Dezenas de escritores e ensaístas irão reunir-se no Fundão, numa iniciativa que irá contar ainda com concertos, teatro, exposições, oficinas, sessões de contos, performances e ‘workshops'”, informou hoje o município, em comunicado enviado à agência Lusa.
Na quarta-feira, é apresentado o livro “Louvado seja o pesadelo”, de Paulo Faria, seguido de um concerto, enquanto à noite, às 21h30, decorre na sala de espetáculos Octógono o espetáculo “Cantigas de maio”.
A Feira do Livro, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, abre na quinta-feira às 09:30, no local onde ficam patentes as exposições “Crónica de uma revolução”, de José Vilhena, e “Personagens literárias”, de MariUp.
Durante o dia está prevista a oficina artística “Parece, mas não é”, com o ilustrador Carlo Giovani, o espetáculo musico-teatral “Histórias de cantar”, pela Escola de Música HarmoniArte, uma sessão de contos, a apresentação dos livros “O velho da montanha”, com Rute Cancela e Carlo Giovani, e “A desobediente: uma biografia de Maria Teresa Horta”, com a presença da autora, Patrícia Reis.
Na sexta-feira, alunos e comunidade educativa promovem uma arruada poética, às 14:30, e, para as 17:00, está marcada a performance poética “arte sentada onde todos têm lugar”, na Praça do Município e na Rua da Cale.
No sábado, há oficinas de arte, conversas com a moderação de autores, espetáculos músico-teatrais, concertos, encontros poéticos e apresentação de livros.
Às 10h30, realiza-se uma oficina para crianças, onde se vai ensinar a criar um livro, às 16h30 é apresentado o livro “Na terra dos outros”, de Manuel Abrantes, e às 21 horas, no Octógono, tem início o espetáculo “Lisbon Poetry Orchestra”.
O último dia começa com a caminhada literária, às 08h30, “Pelos trilhos de Eugénio de Andrade”, que percorre a rota com o nome do poeta.
À tarde, são apresentadas as obras “O dever de deslumbrar: biografia de Natália Correia”, com Filipa Martins, “Amália — ditadura e revolução, a história secreta”, de Miguel Carvalho, e são atribuídos os prémios do Concurso de Poesia Albano Martins 2024.
Às 18 horas, realiza-se o espetáculo “A liberdade tem asas”, de Benita Prieto, Fernando Guerreiro e Pilar Puyana, na Biblioteca Eugénio de Andrade.
De quinta-feira a sábado decorre o programa paralelo a Festa da Palavra Nas Aldeias, em oito freguesias do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco: Alcaide, Pêro Viseu, Lavacolhos, Alpedrinha, Fundão, Souto da Casa, Silvares e Barroca.
O programa completo pode ser consultado AQUI.