Festival de música clássica na Guarda junta estudantes e profissionais em agosto

A primeira edição do Guarda Music Festival vai juntar na cidade mais alta, de 16 a 24 de agosto, 200 jovens e músicos de várias partes do mundo, com concertos em diversos locais da cidade.

“A Guarda entra assim de forma mais intensa nos festivais de verão de música clássica”, disse hoje de manhã o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa durante a apresentação do evento.

O festival de música erudita integra o estágio de verão Estrela Music Summer Camp da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa trazendo à Guarda 200 jovens músicos que terão a oportunidade de conviver com músicos profissionais vindos de várias partes do mundo.

O programa inclui oito concertos a realizar em vários pontos da cidade: Igreja da Misericórdia, Teatro Municipal da Guarda (TMG), Museu da Guarda e anfiteatro da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).

Sérgio Costa considera que o novo festival será “uma excelente oportunidade para divulgação do território” e posiciona a Guarda “como a cidade onde tudo pode acontecer”.

O maestro Osvaldo Ferreira, da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sediada na Guarda, realçou durante a apresentação, que decorreu no anfiteatro da BMEL, a mais-valia de ser um evento que conjuga duas iniciativas.

“Os jovens vão poder aprender, conhecer e conviver com músicos profissionais. Será maravilhoso para os nossos jovens, uma grande experiência”, sublinhou.

Osvaldo Ferreira assinalou que o festival será ao mesmo tempo um evento que promove o bem-estar aos cidadãos através da cultura aos cidadãos e que terá um caráter pedagógico para os jovens participantes.

Para o maestro, o investimento neste tipo de iniciativas tem também o objetivo de promover a empregabilidade dos jovens e demonstrar que há oportunidades e qualidade de vida no interior.

Catarina Romae, de 13 anos, aluna de violino do Conservatório de Música da Guarda, que participou esta manhã na apresentação do evento com um pequeno apontamento musical, espera melhorar o conhecimento e de aprender com a participação na iniciativa.

Já Gonçalo Adriano, violonista na Orquestra Filarmónica Portuguesa, considera que estas iniciativas são fulcrais para a motivação dos jovens, sobretudo no Interior, onde é necessário “lutar mais pelas oportunidades”.

O músico de 26 anos, que começou o seu percurso no Conservatório de Música na Guarda, considera que este tipo de experiências pode mudar o futuro dos jovens participantes.

Os oito concertos e recitais do programa do Guarda Music Festival vão acontecer pelas 21h30 entre 17 e 24 de agosto, com entrada livre.


Conteúdo Recomendado