Festival de Música Antiga de Castelo Novo no Fundão

Trata-se de uma organização do Município do Fundão, com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Novo, da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo e da Antena 2.

A Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, recebe de 25 a 31 de julho, o Festival de Música Antiga de Castelo Novo, que inclui atividades turísticas, teatro, ensino e concertos.


Trata-se de uma organização do Município do Fundão, com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Novo, da Associação Sócio Cultural de Castelo Novo e da Antena 2.


Entre os dias 25 e 30 de julho, terá lugar o “Early Music Summer Camp”, coordenado pelas professoras Helena Raposo e Ana Figueiras, que permitirá que os participantes trabalhem “num projeto de música antiga” e que estejam envolvidos “em atividades de lazer em que poderão usufruir dos magníficos espaços naturais da aldeia”, num campo de verão.


Na sexta-feira, 29 de julho, pelas 22h00, no Bosque do Alardo, realiza-se o espetáculo “Chamaram-lhe Mulher”, no qual “música, palavra e movimento confluem numa homenagem ao feminino”.


No sábado, dia 30 de julho, às 11h00, no Largo da Lagariça, decorrerá um concerto ao ar livre, com Eduardo Ramos, acompanhado pelo percussionista Tiago Rego, com “Darkuba” e “Bendir”, no qual serão apresentadas cantigas árabes, judias sefarditas e galaico-portuguesas. Pelas 17h30, na Galeria de Arte Manuela Justino, a Exposição Mulheres da Terra de Vânia Fonseca, com prova de degustação de vinhos da terra.

Ainda no sábado, pelas 19h00, no Salão da Associação Sociocultural de Castelo Novo, irá decorrer um jantar com a Comunidade Arroz Tostado de Castelo Novo. Às 22h00, na Igreja Matriz de Castelo Novo, irá apresentar-se o agrupamento “O Bando do Surunyo”, dirigido pelo alaudista Hugo Sanches e serão interpretadas obras de autores ibéricos dos séculos XVI e XVII.


No domingo, dia 31 de julho, às 10h30, nos Antigos Paços do Concelho, irão decorrer as Conversas e Pequeno-Almoço, com Cristiano Holtz e Miklós Spanyi e a escritora portuguesa Isabela Figueiredo, que será em torno do clavicórdio, cravo e “pianoforte”, assim como de um texto escrito na Gardunha. A participação nesta iniciativa terá o custo de três euros, com inscrição obrigatória no Posto de Turismo.


A iniciativa termina às 15h30 do dia 31 de julho, na Igreja Matriz de Castelo Novo, onde Cristiano Holtz e Miklós Spanyi irão protagonizar um dueto de cravo e “pianoforte”, tendo como figura principal, o compositor Carl Philip Emmanuel Bach.


Conteúdo Recomendado