Festival da Paisagem mostra cultura e ambiente do Geopark Naturtejo

O certame começa amanhã, dia 15, e oferece mais de um mês de atividades dedicadas à cultura e ambiente da região do Tejo.

Sabores tradicionais, percursos pedestres e visitas temáticas são as principais propostas do Festival da Paisagem que promete dinamizar os municípios que integram o território Geopark Naturtejo ao longo de mais de um mês. Começa amanhã, quinta-feira, dia 15, aglutinando iniciativas locais num programa que percorre Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

“São numerosas as entidades que se envolvem todos os anos neste programa inteligente e sustentável, único na região, de promoção territorial, em Portugal e nos mercados turísticos internacionais”, segundo os responsáveis do Geopark Naturtejo.

Começando pela gastronomia, na primeira edição do “Sabores do Rio”, organizado pela Freguesia de Santana (Nisa) o destaque vai para os sabores, os produtos da terra, acompanhados da descoberta do património.

Há ainda o Festival da Cereja de Montes da Senhora, que inclui ainda um passeio turístico pelo concelho de Proença-a-Nova e o desfile de trajes tradicionais feitos com materiais reciclados, em Sobreira Formosa.

O Festival do Borrego de Rosmaninhal mostrará as várias formas de confecionar esta carne certificada da região.

Os percursos pedestres e visitas temáticas levam os visitantes pelas montanhas, destacando-se a GeoRota do Orvalho e a Grande Rota do Muradal-Pangeia. Nas visitas temáticas nota para o Caminho da Diabólica, ao raiar da manhã em Monsanto.

Para as escolas da região, o Festival apresenta o teatro infantil “Minérios”, organizado em Idanha-a-Nova, e a Festa do Ambiente em Vila Velha de Ródão, em colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO e o Fórum Português de Geoparques.

O Festival da Paisagem 2014 encerra com a organização do I Congresso Nacional de Turismo Rural, sob o tema “Turismo, Território e Património”, que irá decorrer em Oleiros nos dias 20 e 21 de junho, mas que se desenvolve, descentraliza e se multiplica em iniciativas, numa escala nacional, já a partir de hoje, dia 15. O Encontro Regional de Turismo Rural é evento organizado com o apoio das entidades regionais de Turismo Porto e Norte de Portugal e Algarve, em Viana do Castelo e Loulé, respetivamente.


Conteúdo Recomendado