Festival da Cherovia prossegue este fim de semana na Covilhã

A 12.ª edição do Festival da Cherovia, certame que visa promover este produto endógeno da região, decorre até ao dia 22 de setembro.

Organizado pela Banda da Covilhã, pela Associação Deserturna e pela Câmara da Covilhã, em parceria com várias entidades, o evento agrega animação, tasquinhas, gastronomia e concertos.

Este ano o certame alarga-se a mais duas ruas do centro histórico e continua a ser uma oportunidade para dar a conhecer o património histórico e cultural daquela zona ou de ficar a conhecer algumas das principais obras de arte urbana da cidade, isto ao mesmo tempo que se visitam as tasquinhas e o artesanato que é apresentado ao longo dos quatro dias, refere Eduardo Cavaco, presidente da Banda da Covilhã e principal promotor da iniciativa.

Com um reforço da componente da restauração, o certame terá este ano cerca de 83 espaços a funcionar e, muitos deles, será possível provar diferentes receitas de cherovia, o produto ex-líbris da festa.


A dinamização do evento tem contribuído para a afirmação gastronómica desta raiz e para o aumento da produção, que aumentou muito significativamente nos últimos 12 anos. Segundo os dados recolhidos pela organização, quando o evento começou, a produção de cherovia rondava as seis toneladas e agora já ultrapassa as 20.

Entre as propostas deste ano estará o hambúrguer de cherovia, com chouriço da serra e vitela, a tarte de cherovia com javali, veado e coelho bravo, e ainda o estaladiço com doce de cherovia, apresentados pelo ‘chef’ Carlos Martins, na Tasquinha do Ti Carlos.


O principal produtor de cherovia do concelho, Daniel Almeida, também estará presente com uma banca em que vai comercializar cherovia ao natural, cherovia laminada e pronta a cozinhar e cherovia embalada em vácuo.

A marca “I Love Covilhã” também se junta à festa, com vários produtos de ‘merchandising’ nos quais se vê o desenho de uma cherovia a fazer a vez do vocábulo inglês “I”.

Na animação, o certame diferencia-se pela forte aposta nos artistas e grupos locais e tem ainda a característica de agregar outros eventos. É o caso do 24.º Festival de Ranchos Folclóricos, que é organizado pelo Grupo Recreativo Vitória de Santo António, bem como o Festival de Tunas, promovido pela Desertuna, bem como o Festival de Bandas que é dinamizado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior e ainda o Festival de Bandas Filarmónicas, organizado pela Banda da Covilhã.


Conteúdo Recomendado