Festival CineEco começa no sábado em Seia com 100 filmes em competição

A edição deste ano do CineEco, que vai decorrer na Casa da Cultura de Seia, é inspirada no livro “Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima”, de Naomi Klein.

A edição de 2017 do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que começa no sábado em Seia, conta com 100 filmes em competição, oriundos de mais de 25 países, foi hoje anunciado.

O festival, que vai decorrer até ao dia 21 com a temática “Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia”, também inclui a estreia em Portugal do filme “Uma Verdade (Mais) Inconveniente”, de Bonni Cohen e Jon Shenk.

Segundo o diretor do CineEco, Mário Jorge Branquinho, o filme “Uma Verdade (Mais) Inconveniente”, passa no dia 18 e “dá sequência ao documentário de 2006 no qual o ex-vice-presidente dos Estados Unidos faz uma análise sobre a crise climática mundial”.

“Após a decisão de Donald Trump em retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, Al Gore, ex-vice-presidente do país e protagonista do documentário, pronunciou-se nas suas redes sociais criticando a decisão. O filme mostra a negociação feita há um ano e meio, envolvendo 200 países, com o objetivo de impedir o avanço do aquecimento global através da redução das emissões de gases poluentes na atmosfera”, é explicado.

A edição deste ano do CineEco, que vai decorrer na Casa da Cultura de Seia, no distrito da Guarda, é inspirada no livro “Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima”, de Naomi Klein.

Segundo a organização, em competição estará a obra “A Idade das Consequências”, de Jared P. Scott, que “investiga como a mudança climática afeta a escassez de recursos, a migração e o conflito através da lente da segurança nacional dos Estados Unidos da América e da estabilidade global”.

Será também exibido o filme “Rio Azul: Pode a Moda Salvar o Planeta?”, de David McIlvride e Roger Williams, que “mostrará a forma como a indústrias da moda, dos tecidos e dos ‘jeans’ se tornaram nas grandes poluidoras das águas e do ambiente”.

E, “acompanhando as notícias recentes sobre a poluição dos oceanos”, a película “Ondas Brancas”, de Inka Reichert, apresentará “o combate e a reação dos surfistas de vários pontos do globo contra a inadvertida contaminação dos oceanos”.

Ainda no tema dos oceanos, será apresentado em Seia o filme “Perseguindo Corais”, de Jeff Orlowski, que “viaja pelo mundo mostrando como os recifes estão a desaparecer a uma taxa sem precedentes”, é indicado.

O 23.º CineEco albergará uma vasta programação de longas e curtas-metragens, documentários, reportagens de televisão, a par de uma competição dedicada aos filmes lusófonos, da região e um programa de sessões especiais.

O festival abre no sábado, às 18:00, com o filme “A Odisseia”, de Jérôme Salle, uma sessão especial sobre a vida de Jacques-Yves Cousteau.
Pelas 21:30, decorrerá a abertura oficial, com a exibição do histórico filme “Os Lobos”, de Rino Lupo, musicado ao vivo pelo pianista Nicholas McNair.

O CineEco, um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo, é organizado pelo município de Seia, na Serra da Estrela.


Conteúdo Recomendado