Festival Chocalhos volta a animar a vila de Alpedrinha (Fundão) este fim de semana

Dedicada à transumância, a 18.ª edição dos Chocalhos decorre até domingo com muita animação.

A 18.ª edição do Chocalhos: Festival dos Caminhos da Transumância, organizada pelo Município de Fundão, regressou à vila de Alpedrinha, no concelho do Fundão. O evento começou ontem e prolonga-se até domingo. Hoje, dia 14, para além da animação diária, poderá assistir a um concerto do grupo Diabo na Cruz, às 23 horas, no Palco Churra do Campo.


A iniciativa procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas da vila de Alpedrinha até às Campinas da Idanha, refere fonte da organização do evento.


Este ano, o Festival dos Chocalhos dedica-se à temática da transumância, que assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na Serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a Primavera se anunciasse.


O certame conta com animação de rua, com vários grupos nacionais e internacionais a percorrerem as ruas para promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, conversas, oficinas, exposições de pintura, concertos, mostras de artesanato e produtos da terra, exposições caninas especializadas e a habitual caminhada com o rebanho.


A tradicional caminhada terá início na Praça do Município do Fundão, onde serão percorridos os caminhos da Gardunha, até à Vila de Alpedrinha, onde os chocalheiros aguardam o rebanho com um almoço típico.


Para mais informações, clique AQUI.


Conteúdo Recomendado