Festa das Varas do Fumeiro em Aranhas (Penamacor)

A Festa das Varas do Fumeiro volta a celebrar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. Aranhas, no concelho de Penamacor é o palco do evento nos dias 24, 25 e 26 de janeiro.

Os enchidos são “reis” na festa que decorre em Aranhas, num evento que conta, ainda, com expositores, tasquinhas, música e muita animação.

Segundo a organização, “a Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas. “

O evento é inaugurado no dia 24, pelas 17h00, com visita aos expositores e inauguração da exposição de fotografia “Gentes com história”, da autoria de Jolon, que estará patente no lagar. Neste dia, a animação de rua está garantida com as Concertinas do Ribatejo, as Tresmoças, o Grupo de Fados João Morgado e o Projeto Ti Folia. Ainda no mesmo dia, destaque para o showcooking a cargo dos alunos do curso de cozinha e pastelaria do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e para a atuação do Grupo Trad & Canto, no Adro da Igreja. Já no dia 25 de janeiro, pelas 11h00, destaque para a apresentação do livro “As estranhas e fantásticas histórias de Jolon”, 2º Volume, de José Lopes Nunes, no lagar, e para o momento alto do certame, pelas 15h00, com o Cantar das Janeiras, o Desfile das Varas, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão das Varas. A animação estará a cargo dos grupos Pifaradas e Gaitadas, Picadinhos da Concertina, Marias Malucas (teatro de rua), Melrinhos, Tresmoças, Grupo de Música popular de Cernache do Bonjardim e Fanfarrões. Pelas 18h00, decorre o atelier de gastronomia “À mesa com o fumeiro”, a cargo do Chef Valdir Lubave, e, pelas 22h00, o Grupo Antígona Ensemble atua no Largo da Igreja. Para o último dia, pelas 11h00, decorrem as apresentações dos livros “ Coisas que acontecem”, de Inês Raposo, e “Construção do Mundo”, de Fábio Monteiro, ambas no lagar, sendo que a animação de rua está encarregue dos Fanfarra NemFáNemFum, de “O tratador e os seus três porquinhos” (teatro de rua) e de Os Melrinhos. Para este último dia, pelas 15h00, está ainda reservado tempo para o XXI Festival de Folclore, que contará com as atuações do Grupo Grande Roda do Teixoso, do Grupo Folklórico “Las Mondas” de Calzadilla / Espanha, do Grupo Sevillanas de Eljas / Espanha, do Rancho Folclórico da Alegria / Enxames, da Asociación Folklórica Cultural U Fresnu / Espanha e do anfitrião Rancho Folclórico de Aranhas.

O evento contará, ainda, durante os três dias com o espaço infantil Quinta da Brincadeira.

Consulte AQUI o programa completo.


Conteúdo Recomendado