Festa da Transumância em Fernão Joanes

No âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular promovido pelo Município da Guarda, a localidade de Fernão Joanes celebra a transumância já no próximo fim de semana, dias 15 e 16 de julho.

Assim, a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes realiza mais uma edição da Festa da Transumância – Festival de Cultura Popular dedicado aos pastores da encosta da Serra da Estrela, onde todos os pastores das freguesias da encosta da Serra, Maçainhas, Corujeira/Trinta, Videmonte, Meios e Fernão Joanes serão mais uma vez homenageados pelas suas artes e ofícios pastoris.

Durante a iniciativa será possível visitar as canadas pastoris com passagem pelas Eiras – grande aglomerado de cortes pastoris (arquitetura pastoril), visita ao Museu de Tecelagem de Meios e assistir à demonstração de gastronomia pastoril tipicamente beirã.

A organização promove ainda a dormida nas TXOÇAS de pastores, que depois do sucesso da edição do ano passado, tornou-se numa experiência única de dormir numa choça de madeira e palha, abrigo utilizado pelos pastores na guarda dos seus rebanhos.

A animação musical e jogos tradicionais também serão outros dos atrativos desta iniciativa

Toda a informação da Festa da Transumância disponível em aqui.

 

 


Conteúdo Recomendado