Guarda e Castelo Branco em risco extremo de exposição aos UV

Sete regiões de Portugal apresentam hoje risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis ‘muito elevados, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco ‘extremo’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre e Santarém.

O Instituto recomenda para as regiões em risco ‘extremo’ que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O resto do país está com níveis ‘muito elevados’ e ‘elevados’ de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral das regiões Norte e Centro e pequena subida de temperatura.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento fraco a moderado de nordeste.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos especialmente na madrugada e manhã e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 31 graus Celsius, no Porto entre 16 e 26, em Vila Real entre 16 e 33, em Viseu entre 15 e 32, em Bragança entre 15 e 34, em Coimbra entre 16 e 30, na Guarda entre 16 e 32, em Castelo Branco entre 18 e 39, em Portalegre entre 20 e 38, em Santarém entre 17 e 35, em Évora entre 15 e 41, em Beja entre 16 e 40 e em Faro entre 25 e 34.


Conteúdo Recomendado