Festa da Transumância em Fernão Joanes

A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes realiza hoje e amanhã, dia 16 e 17 de julho, mais uma edição da Festa da Transumância – Festival de Cultura Popular dedicado aos pastores da encosta da Serra da Estrela.

Todos os pastores das freguesias da encosta da Serra, Maçainhas, Corujeira/Trinta, Videmonte, Meios e Fernão Joanes serão mais uma vez homenageados pelas suas artes e ofícios pastoris.

O programa deste ano apresenta um espectáculo de teatro comunitário sobre os mercados tradicionais das aldeias da encosta da Serra da Estrela. As crenças, os medos, os pregões, a música, os negócios, os burlões, vão ter como cenário as Eiras de Fernão Joanes, esta noite, pelas 22 horas. Este espetáculo denomina-se, ALVAROQUE, nome dado pelas pessoas destas aldeias da encosta da serra, quando um negócio se realizava e o vendedor pagava umas bebidas aos intervenientes. Uma produção da ACR Fernão Joanes, com textos de Joaquim Almeida, direção teatral de Marco Ferreira, direção musical de Bitocas Fernandes, Cenografia e figurinos de Rosa Martins, Desenho de luz e operação técnica de Vasco Mosa, Operação de Som DiplixAudio e que tem a participação de habitantes de Fernão Joanes e Trinta.

Pelas 23h30 na praça da freguesia tem início um arraial popular com a atuação de Tiago Neto e Paulo Fragosos com sons do minho e desgarradas ao desafio.

Amanhã, pelas 11 horas terá início a missa de homenagem aos pastores de todas as freguesias da encosta da Serra, “momento este que tem sido marcante nos últimos anos e que este ano decerto não será excepção pois a ligação entre a religião e o pastor é um facto intemporal”, refere a organização. Durante a tarde grupos de música tradicional portuguesa da região e ranchos folclóricos vão animar novamente a praça de Fernão Joanes, incluindo jogos tradicionais entre freguesias, Taberna do Serafim e a Mercearia do Baptista.

Foram criados três programas/pacotes turísticos que contemplam um passeio pelas canadas pastoris com passagem pelas Eiras – grande aglomerado de cortes pastoris (arquitetura pastoril), visita ao Museu de Tecelagem de Meios, visita ao forno comunitário de Videmonte com demonstração do fabrico de pão e gastronomia pastoril tipicamente beirã.

Estes programas incluem também a dormida nas TXOÇAS de pastores, que depois do sucesso da edição do ano passado, esta experiência única de dormir numa choça de madeira e palha, abrigo utilizado pelos pastores na guarda dos seus rebanhos.

Toda a informação da Festa da Transumância disponível em www.fernaojoanes.com e em facebook.com/fernaojoanes.

festa_da_transumancia_fj


Conteúdo Recomendado