Feira de São João na Guarda

A Feira Anual de São João realiza-se hoje a partir da envolvente do Jardim José de Lemos, prolongando-se depois ao longo da Rua Vasco Borges, Rua Batalha Reis e da Rua Soeiro Viegas até à Escola Básica de Santa Clara.

Decorre hoje em várias artérias da cidade mais alta de Portugal, a secular Feira de São João. À noite haverá desfile das marchas populares e apresentação das bonecas a concurso.

As marchas populares – nesta edição com Alfama (Lisboa) e Barqueira (Taveiro) como marchas convidadas – a eleição da Boneca de Cristal, gastronomia, exposições de artes e ofícios e a Feira Anual de S. João voltam a ser destaque no programa de animação da festa de encerramento dos Santos Populares na Guarda.

Pelo quarto ano consecutivo, o Município da Guarda voltou a apostar na iniciativa Santos do Bairro, e num programa marcadamente popular.

De salientar ainda a Festa de Encerramento, a realizar hoje e amanhã  será, como habitualmente, na Praça do Município, e contará com gastronomia variada, música de raiz tradicional, artesanato e muita animação.

Hoje, dia 24 de junho o destaque é para as marchas. Vão estar 5 bairros a concurso e 2 marchas convidadas. Participam Alfarazes, Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, São Vicente e o Bairro do Pinheiro. As três marchas mais votadas receberão respetivamente 1000, 500 e 300 euros. O dia terminará com o animado baile dos Tokadançar.

Amanhã, dia 25 será a vez de escolher a “Boneca de cristal”, nesta iniciativa participam sete bairros: Alfarazes, Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, São Vicente, Sequeira, Bonfim e o Bairro do Pinheiro. O bairro vencedor receberá o prémio de 1200 euros. A festa termina depois com a queima da boneca na tradicional fogueira dos santos populares, perfumada com rosmaninho e com a atuação do grupo Spirit e a noite fecha com o tradicional bailarico com a Banda Jackpot.

 

 

 

 


Conteúdo Recomendado