Feira Regional do Queijo Serra da Estrela decorre em Fornos de Algodres

O certame, que irá decorrer no dia 9 de fevereiro, domingo de carnaval, vai contar com a participação dos produtores de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres. A terceira edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela vai decorrer em Fornos de Algodres a 10 de fevereiro (domingo de Carnaval), no Mercado Municipal. O certame […]

O certame, que irá decorrer no dia 9 de fevereiro, domingo de carnaval, vai contar com a participação dos produtores de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.
A terceira edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela vai decorrer em Fornos de Algodres a 10 de fevereiro (domingo de Carnaval), no Mercado Municipal. O certame organizado pelos Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela (CIMSE), representa um patamar de articulação supramunicipal, com ganhos de escala e sinergias para promover o Queijo Serra da Estrela, através de um certame que é uma imagem de marca da região. Segundo a organização, o certame a realizar no recinto do Mercado Municipal pretende «fomentar a notoriedade do queijo Serra da Estrela, salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional e valorizar e dinamizar a cadeia de valor» daquele produto e dos seus agentes diretos. Os três municípios pretendem igualmente «reforçar o incentivo e a valorização da certificação do queijo Serra da Estrela e criar, através das parcerias intermunicipais, formas objectivas de promoção da região e da Serra da Estrela». Seia, Gouveia e Fornos de Algodres pretendem, através desta união de esforços, promover o potencial dos territórios aproveitando todos os seus recursos endógenos para promover um grande certame regional que ganhe afirmação nacional e internacional. Promover a cultura e as tradições locais, numa perspectiva de afirmação regional e de valorização da atractividade turística, numa época de forte procura do destino turístico Serra da Estrela, são outros dos propósitos dos organizadores da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela, quem no ano de 2011 decorreu em Seia e em 2012 em Gouveia.
Produtos regionais em destaque
Ao longo do dia decorrerão várias iniciativas de promoção e divulgação da arte, sabor e os saberes do queijo Serra da Estrela, contando com a participação de produtores de queijo da NUT III Serra da Estrela. Haverá ainda mostras de mel, pão, enchidos, vinhos, artesanato, ovinos e cães Serra da Estrela, contando a organização com os apoios do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, ANCOSE, LICRASE e Associação de Artesãos da Serra da Estrela e a participação das Confrarias da Urtiga (Fornos de Algodres) da Broa e do Bolo Negro de Loriga (Seia), Confraria do Cão Serra da Estrela e Confraria do Queijo Serra da Estrela. O evento tem início com a prova BTT “Por Terras d’ Algodres… nos trilhos da pastorícia”. A abertura do Mercado de Queijo Serra da Estrela está marcada para as 9 horas, decorrendo uma hora depois a sessão solene, seguindo-se a explicação técnica do fabrico de queijo ao vivo e uma prova popular. Durante a manhã haverá ainda uma prova orientada de queijo, por Manuela Pintado, da Universidade Católica do Porto, uma mega aula de ginástica sénior, a que se seguirá um almoço com produtores. Durante todo o dia a animação do certame vai estar a cargo da Banda Batuta D’Alegria (Fornos de Algodres), Grupo de Concertinas de Paranhos da Beira (Seia), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira (Gouveia), Grupo Etnográfico e de Cantares da Casa de Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra (Gouveia), Rancho Folclórico de Paranhos da Beira (Seia), Rancho Folclórico da Universidade Sénior de Fornos de Algodres, Banda da Escola de Música da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, espectáculo musical com Tiago Neto e Paulo Fragoso (Concertinas), Grupo Tipico Os Capelenses (Fornos de Algodres), Rancho Folclórico de Figueiró da Granja (Fornos de Algodres) e Grupo de Cantares Tradicionais da Muxagata (Fornos de Algodres). Na zona envolvente ao Mercado Municipal haverá o Espaço Tasquinhas Solidárias (Associações de Solidariedade Social); exposições temáticas; Espaço Criança (insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, animação) e recriações etnográficas.

Conteúdo Recomendado