Feira Medieval regressa este fim de semana a Castelo Mendo

Nos próximos dias 27 e 28 de abril irá decorrer na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, situada no concelho de Almeida, distrito da Guarda, mais uma edição da Feira Medieval.

A Festa Medieval que se vive em Castelo Mendo e que tem assumido um caráter de feira é por diversos motivos já de reconhecido valor cultural, didático e lúdico.

O evento surge de uma organização da Câmara Municipal de Almeidae apoio da União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela.

Segundo o Município de Almeida, “sendo já um evento de referência na região, o seu contributo é de facto muito importante na estratégia de tornar o concelho de Almeida num potencial destino turístico e cultural, através dos seus elementos diferenciadores, pela oferta de novas experiências e pela sua autenticidade.”

Para o efeito, a Aldeia de Castelo Mendo vai recuar no tempo sendo desenvolvido e implementado um plano de intervenção e ambientação do espaço público com recriações do quotidiano medieval, criando uma atmosfera suscetível de uma perceção e apropriação do projeto pelos visitantes / turistas.

Segundo a organização “serão dois dias de recriação histórica do período medieval da antiga vila e sede de concelho, entre 1229 e 1855.”

Ao longo do fim de semana, a feira irá permitir ao visitante viajar no tempo e recriar costumes e vivências desse período. Treino a cavalo, Ceia Medieval, Teatro de Marionetas, Escaramuças nas Tabernas, Espetáculo de Fogo, visitas guiadas ao acampamento de arqueiros, áreas temáticas, artesanato e mercado medieval são os principais atrativos daquela que é considerada uma das Feiras Medievais mais animadas da região.

O Município pretende manter a “essência do evento”, envolvendo a comunidade local, e reproduzir o ambiente da Idade Média em distintos locais da aldeia.


Conteúdo Recomendado