Feira Ibérica de Turismo da Guarda teve mais de 30 mil visitantes

Mais de 30 mil pessoas visitaram a segunda edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) que decorreu na cidade da Guarda entre quinta-feira e domingo, anunciou ontem o presidente da Álvaro Amaro.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, a forma como decorreu o evento, que contou com a participação de mais de 100 empresas e instituições ligadas ao setor turístico, é motivo de “encanto” e de “orgulho” para o executivo que lidera.

“Foi uma aposta ganha, vamos pensar já na 3ª edição”, disse o autarca, à margem da cerimónia de assinatura de acordos de execução com as Juntas de Freguesia do concelho realizada na sala António de Almeida Santos, no edifício da autarquia.

Álvaro Amaro mostra-se satisfeito e “orgulhoso” com o balanço do evento que pretendeu divulgar as potencialidades do setor turístico de Portugal e de Espanha e atrair visitantes para a cidade mais alta do país.

A Câmara Municipal da Guarda emitiu também ontem um comunicado onde refere que a edição 2015 da FIT se afirmou, pelo segundo ano consecutivo, “como um importante centro de negócios e como plataforma impulsionadora da divulgação e promoção turística da região”.

“Durante quatro dias, a Guarda foi um importante ponto de encontro para parcerias por parte das empresas e instituições que estiveram presentes na feira”, sublinha a nota.

Acrescenta que “apenas na segunda edição, a FIT tornou-se, claramente, numa referência ibérica”, assinalando que, “entre 30 de abril e 3 de maio, a Guarda foi mesmo a Capital Ibérica do setor turístico, congregando sinergias na região”.

A autarquia lembra que a região transfronteiriça tem várias potencialidades como as serras da Estrela, da Gardunha e de Béjar, os patrimónios mundiais do Vale do Côa, de Siega Verde e de Salamanca, ou as Aldeias Históricas, as Aldeias do Xisto e a Rede de Judiarias.

A feira foi realizada no recinto do parque urbano do rio Diz, também conhecido por parque Polis, na Guarda-Gare, ocupando o semicoberto existente e duas tendas, com uma área coberta com cerca de sete mil metros quadrados.

Participaram no certame regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia e artesanato, entre outras entidades dos dois países.


Conteúdo Recomendado