Feira Ibérica de Turismo arranca quinta-feira na Guarda

A inauguração da 6ª edição do certame, que irá contar com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, está agendada para as 18 horas, no Parque Urbano do Rio Diz.

A abertura da Feira Ibérica de Turismo (FIT) é já na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, e segundo o Município da Guarda “promete surpreender”.

A FIT 2019 tem como destino convidado a província de A Coruña (Espanha) e como tema central o Turismo de Interior. Ao longo de 4 dias, até 5 de maio, domingo, o Parque Urbano do Rio Diz na Guarda, recinto habitual do certame, recebe mais de 500 entidades do sector turístico de Portugal e Espanha entre Agências de Viagens, Regiões de Turismo, Municípios, hotéis, termas e muitos outros players do setor. Trata-se do maior certame de Turismo no Interior do país que envolverá entidades de todos os quadrantes da Península Ibérica: de norte a sul e de este a oeste. A FIT conta com participações desde Silves no Algarve à Corunha na Galiza, ou desde o Pico nos Açores a Ávila no extremo da região de Castilla y León.

Segundo a organização, “a FIT é inaugurada oficialmente no dia 2 de maio, às 18 horas, pelo ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, no Parque Urbano do Rio Diz, mas a abertura ao público será um pouco antes, ao início da tarde, pelas 15 horas.Os bilhetes para a feira estarão à venda no local. Nesta edição, o ingresso diário custa 2 euros e o geral – para os quatro dias – custa 5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.”

A feira realiza-se desde 2014 e tem vindo a crescer a todas as edições. “Recordamos que a 1ª FIT contou com 4 000 m2 de área coberta e em 2019 estão previstos perto de 11 000 m2. De referir também o crescimento no número de visitantes. Se em 2014 a FIT recebeu cerca de 20 000 visitas, na sua última edição, em 2018 perto de 35 000 visitaram o certame ibérico. Tal como nas edições anteriores, a Feira conta com uma área de restauração diversificada onde se encontra também o Palco FIT; uma área destinada a apresentações, uma zona Lounge e uma outra destinada à imprensa”, acrescenta a organização.

Promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários setores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios são os principais objetivos do certame.

Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, showcooking, provas gastronómicas, demonstrações, entre muitas outras propostas. Paralelamente ao programa da feira decorrerão também atividades complementares organizadas pelos expositores.

A feira decorrerá todos os dias entre as 12h00 e as 24h00 , no dia de abertura das 15h00 às 24h00 e no dia de encerramento, das 12h00 às 20h00.

A FIT é uma organização da Câmara Municipal da Guarda.

 


Conteúdo Recomendado