Feira Farta decorre este fim de semana na Guarda

Feira Farta 2q

O Município da Guarda volta a promover a Feira Farta, o certame que pretende fomentar a valorizar as freguesias e os seus recursos endógenos e que o Município agendou para este fim de semana, dias 9 e 10 de setembro no Largo do Mercado Municipal.

No local, como em edições anteriores, será instalada uma estrutura que acolherá todas as 43 freguesias do Concelho da Guarda, os seus produtos, produtores, artesanato e tradições. Esta será a sétima edição de um evento que se tem tornado, ao longo dos últimos anos, como uma referência do Mundo Rural da região.

Para o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, «esta é uma iniciativa que mostra a autenticidade e a diversidade que existe no concelho e por isso é também uma montra privilegiada dos nossos produtos». Da cestaria à tapeçaria e aos produtos hortícolas, da fruta da época ao mel e ao azeite, dos doces típicos como os biscoitos ou a bola parda, aos licores, são muitos os produtos à venda no certame. Com especial destaque, nesta edição de 2023, para o vinho da região que para além dos produtores de vinho do concelho, contará com a participação especial da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sediada na Guarda. A CVRBI é, de resto, também parceira do Município no Guarda Wine Fest.

Nesta sétima edição, durante 2 dias, são esperados mais de 400 produtores, vindos das 43 freguesias do concelho da Guarda, expondo os seus produtos endógenos e com 7 bairros (Pinheiro, S. Vicente, Luz, Alfarazes, Lameirinhas, S. Domingos e Póvoa do Mileu) e a Associação Acriguarda a apresentarem ementas com petiscos e pratos típicos da região, com destaque para a carne da raça autóctone, a vitela jarmelista.

O certame conta ainda com o Espaço Criança dinamizado pelo Centro Comercial La Vie, que uma vez mais se associa à Feira Farta, apoiando este espaço infantil que promoverá ações lúdico/pedagógicas com o público mais jovem da feira, durante os dois dias.

Quanto à animação, a Feira Farta 2023 volta a apostar forte num programa diversificado, com as associações culturais e grupos do concelho, que vão garantir música e muita animação nos dois dias da feira.

E tal como em edições anteriores, a Feira Farta será palco também para grandes concertos. A saber, no sábado, dia 9 de setembro, às 22h00, sobem ao palco os D.A.M.A. e no domingo, às 16h00 o guardense Filipe Nunes que assinala os 25 anos de carreira no palco da Feira Farta. A encerrar, com chave de ouro, estará o multifacetado artista TOY, que fecha a edição de 2023 do certame, pelas 18h00.

O evento funcionará, no sábado entre as 10h00 e as 24h00 e no domingo entre as 11h00 e as 24h00. O recinto tem entrada livre, tal como os espetáculos.

Recorde-se que a realização da Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda.


Conteúdo Recomendado