A Feira é uma das mais antigas da região tendo sido criada por decreto régio em 1255. O certame anual, de grande importância económica, juntava feirantes e populares no recinto onde se transacionava produtos agrícolas, artesanato e animais. E nesta edição dos Santos da Guarda, o Município e a ACRIGUARDA realizam a Feira de Gado, junto à Quinta da Maunça, na área do futuro Parque de Leilão de Gado.
O certame, com início a partir das 7h00, conta com a participação de mais de 50 produtores do concelho da Guarda e arredores com exemplares de bovinos, ovinos, caprinos, asininos e equestres. Destaque para a presença dos animais de raça autóctone Jarmelista.
Nos dias 27, 28 e 29 de junho terá lugar a Festa de Encerramento dos Santos da Guarda, na Praça do Município e Jardim José de Lemos, palcos de animação musical com a atuação de dezenas de grupos locais, gastronomia típica da época e artesanato.
Serão ainda expostas as Bonecas dos Santos Populares produzidas pelos bairros da Luz e da Sequeira, e no dia 28 haverá o habitual desfile de marchas populares com a participação dos bairros de São Vicente e da Luz, bem como de quatro marchas convidadas.
À noite, sobem ao palco o grupo Renovação 3 (dia 27), Emanuel (dia 28) e Virgílio Faleiro (dia 29).
O último dia dos Santos da Guarda fica ainda marcado pelo anúncio do vencedor do Melhor Caldo de Grão, um concurso que conta este ano com a participação de nove bairros da cidade.
![Cartazsantos2025 [visualização]](https://beira.pt/wp-content/uploads/2025/06/cartazsantos2025-visualizacao-702x992.jpg)