Até ao próximo dia 5 de junho, irá decorrerá no Sabugal, junto ao Tribunal / Largo da Fonte, a 1ª edição da ENERTECH SABUGAL 2016 – 1ª Feira das Tecnologias para as Energias. Um encontro de promoção, divulgação e demonstração em torno do mundo das energias. A sessão de inauguração do certame decorreu esta quinta-feira e contou com os discursos do presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, e da presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Teresa Ponce de Leão, estando ainda presentes os parceiros da Enertech e um elevado número de participantes. Até domingo s a abertura da feira é às 13h30 e o encerramento às 22 horas.
Sob o lema “Sabugal fonte de energia natural“, esta feira pretende ser uma mostra tecnológica para profissionais do setor das energias e floresta procurando explorar as oportunidades de valorização económica assentes no aproveitamento energético das fontes naturais.
Complementarmente, esta feira estará também vocacionada para a temática de implementação e desenvolvimento de estratégias de eficiência energética.
Hoje, dia 3 de junho, pelas 14 horas, destaque para a conferência “A Biomassa Florestal Residual: a sua Importância para o Desenvolvimento do Interior”, que pretende ser um espaço de discussão e encontro de ideias sobre as potencialidades desta fonte de energia nos territórios do interior do país.
Amanhã, dia 4 de junho, terão lugar vários workshops dirigidos por entidades com responsabilidades na área das tecnologias para a energia, sendo o último dia dedicado à apresentação de produtos e empresas representados na feira.
Em paralelo, durante os quatro dias da feira decorrerá em espaço preparado para o efeito um conjunto de atividades de promoção, divulgação e demonstração de equipamentos, bem como atividades lúdicas, tais como pista de Carros elétricos, pump track bike, teste drive kids e cozinha solar.
Este evento, da responsabilidade do Município do Sabugal, no âmbito da “Sabugal, + VALOR Desenvolvimento Rural”, é realizado em parceria com a ADES (Associação Empresarial do Sabugal), AMCF (Associação Malcata com Futuro), FÓRUM FLORESTAL (Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa), ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior), IPG (Instituto Politécnico da Guarda) e IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco).
Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.