O predador é um homem de 36 anos e criou um perfil falso no Facebook para assediar uma menina de 12 anos.
A mãe, o padastro e um amigo da criança tomaram conta da conversa e marcaram um encontro com o pedófilo, na Guarda. A cilada aconteceu na sexta-feira, 15 de setembro.
O homem adotou pseudónimo Gabriela Gonçalves, vive em Coimbra e tentou cativar a atenção da menor ao dizer-lhe que tinha um amigo que gostava de conhecê-la. A mãe da menina, que tem acesso ao perfil da filha no Facebook, alimentou a conversa e marcou encontro com o pedófilo.
O homem instou a menina de 12 anos a revelar-lhe pormenores da vida íntima e chegou a pedir-lhe que lhe enviasse fotografias nua. A família chegou a questioná-lo sobre a idade da jovem, ao que o pedófilo terá respondido que «a idade não interessa». «Queres curtir ou não?» – Terá questionado o predador sexual da menor.
Depois de marcado o encontro, o homem acabou por ser apanhado na cilada. Cercado pela mãe, pelo padrasto e por um amigo da da menina, a PJ acabaria por deter o pedófilo, que ainda tentou desculpar-se, mas acabou por confessar ser o autor das mensagens.
O homem terá depois tentado subornar a família com cinco mil euros e o jipe em que se tinha deslocado.
A PJ apreendeu telemóvel e equipamentos informáticos do suspeito, que serão alvo de perícia.