Exposição sobre Manuel António Pina no Instituto Politécnico da Guarda

A biblioteca do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) assinalou esta segunda-feira o início do segundo semestre letivo com a abertura de uma exposição dedicada ao escritor Manuel Pina. A mostra, intitulada “Manuel António Pina – escrever para vencer os pesadelos e salvar a vida”, integra livros, artigos publicados em jornais e revistas, fotos e referências a prémios […]

A biblioteca do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) assinalou esta segunda-feira o início do segundo semestre letivo com a abertura de uma exposição dedicada ao escritor Manuel Pina.
A mostra, intitulada “Manuel António Pina – escrever para vencer os pesadelos e salvar a vida”, integra livros, artigos publicados em jornais e revistas, fotos e referências a prémios que foram atribuídos ao escritor, poeta e jornalista falecido em 2012. A mostra vai estar patente, no átrio central da biblioteca do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), até ao dia 27 de março. Segundo Carlos Reis, diretor da Escola Superior de Comunicação e Desporto do IPG e coordenador da biblioteca, a exposição insere-se no ciclo de iniciativas com que a instituição «pretende homenagear personalidades da região da Guarda que se destacaram no mundo da cultura e da arte, promovendo em paralelo o gosto pela leitura». Manuel António Pina nasceu no Sabugal, distrito da Guarda, em 1943, e morreu no dia 19 de outubro de 2012, no Porto. É autor de poesia, ficção, crónica, literatura infantil e de duas dezenas de peças de teatro, tendo sido distinguido com o Prémio Camões 2011. Era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias entre 1971 e 2001. Em 2010, a Câmara Municipal da Guarda, em colaboração com o Teatro Municipal e o Centro de Estudos Ibéricos, organizou um ciclo literário dedicado ao escritor e instituiu um prémio com o seu nome. O Prémio Literário Manuel António Pina, atribuído em parceria com a editora Assírio e Alvim, galardoa obras de poesia e de literatura infantojuvenil. Manuel António Pina também dá o nome à biblioteca da Escola Básica Adães Bermudes, no centro da cidade da Guarda.

Conteúdo Recomendado