A exposição, composta por fotografias da autoria do fotojornalista Miguel Silva, tem duas vertentes, sendo uma denominada “Guarda Mulher”, dedicada a mulheres do concelho da Guarda, e outra intitulada “Mulheres com Alma”, com retratos de mulheres do concelho de Pinhel.
Segundo a Câmara Municipal da Guarda, com a iniciativa, os dois municípios envolvidos no projeto prestam uma “simbólica homenagem” à mulher através da linguagem fotográfica.
Miguel Silva fotografou 43 mulheres do concelho da Guarda e 23 do concelho de Pinhel.
No caso da Guarda, na mostra está representada “uma mulher por cada freguesia” do concelho.
“Mulheres anónimas, mães, avós, rostos de vidas simples e que carregam experiências de vida nem sempre fáceis. Mulheres do campo, com mãos cheias de estórias e de sorrisos largos, que guardam na memória saberes de um valioso património cultural”, refere a autarquia da Guarda numa nota de imprensa.
O autor da mostra, Miguel Silva, natural de Lisboa, apresenta “um trabalho de 70 retratos e o mesmo número de estórias, contadas na primeira pessoa, de saberes e tradições, de dificuldades e lutas diárias, de risos e lágrimas, de quem tem saudades de tudo ou de nada”, segundo a fonte.
A mostra está integrada no quadro de cooperação intermunicipal definido recentemente no âmbito da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 e a exposição “une dois concelhos, Guarda e Pinhel, através da figura feminina e tudo o que ela representa”.