Exposição “Criações o Fascínio do Pequeno” em Caria (Belmonte)

Trata-se de uma mostra que reúne cerca de 80 réplicas em miniaturas de veículos clássicos e de bombeiros, desde os finais do século XIX até a década de 60/70 do século XX.

A Exposição “Criações o Fascínio do Pequeno” vai estar patente na Casa da Torre em Caria, Belmonte, de 30 de março a 30 de abril.


Trata-se de uma mostra que reúne cerca de 80 réplicas em miniaturas de veículos clássicos e de bombeiros, desde os finais do século XIX até a década de 60/70 do século XX, representativos de vários países.


As peças são elaboradas por Honorato Berto com rigor e detalhe, através do registo fotográfico do veículo à época e com recurso a materiais reciclados como cartão, caricas, botões, cordões, metais e outros.


Honorato Nogueira Berto nasceu em 1948, na Covilhã. Foi chefe dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, quadro de honra, e atualmente é proprietário de um estabelecimento comercial no centro da cidade.
Como autodidata recria modelos de automóvel com grande minúcia e rigor no detalhe a partir de material diverso que recicla.


Foi esta paixão pelos carros e pela missão dos “soldados da paz” que o levou, em 2016, a criar réplicas de veículos clássicos e de corporações internacionais. Na sua coleção particular regista cerca de cento e sessenta réplicas.


Conteúdo Recomendado