Exposição “A História da Liga dos Combatentes” patente na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

A inauguração da exposição “A História da Liga dos Combatentes” irá realizar-se no dia 15 de setembro, na BMEL, pelas 13 horas.

No âmbito das comemorações do 94.º Aniversário, o Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes apresenta na BMEL uma mostra histórica e fotográfica relativa à história da Liga dos Combatentes, desde os primórdios da sua fundação, em 1921, à data, com o nome de Liga dos Combatentes da Grande Guerra.

A Liga dos Combatentes é considerada hoje uma Instituição de Utilidade Pública, Instituição Particular de Assistência e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública Administrativa e Pessoa Coletiva de Utilidade Administrativa Geral.

A história da Liga dos Combatentes será apresentada em duas exposições intituladas: História da Liga dos Combatentes nos seus primeiros 30 anos: 1923 a 1953 dando a conhecer os primórdios da instituição no contexto de pós–Primeira Guerra Mundial em Portugal e História da Liga dos Combatentes, dando a conhecer momentos que contextualizam e marcam o campo de atividade da instituição.

A primeira exposição retrata toda a mostra histórica da fundação da instituição e aborda o contexto nacional que identificou a necessidade de ser criada uma instituição que fosse o suporte legal dos combatentes portugueses.

A segunda exposição dá a conhecer momentos que contextualizam e marcam o campo de atividade da instituição, através de uma mostra fotográfica da Primeira Guerra Mundial, Guerra do Ultramar, das Operações de Paz e do projeto “Conservação das Memórias”.

A exposição estará patente na BMEL até ao dia 29 de setembro.

A iniciativa é organizada pela Liga dos Combatentes – Núcleo da Guarda e Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado