A exposição de fotografia a preto e branco “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”, está patente na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, até 31 de agosto, podendo ser visitada das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Esta mostra inclui 27 fotografias a preto e branco do espólio do fotógrafo português Eduardo da Costa Teixeira Pinto, premiadas a nível nacional e internacional.
“A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” é um conjunto de fotografias que nos leva “até aos anos 50, 60 e 70 do século XX, às aldeias mais isoladas da serra do Marão, com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila e aos sonhos e esperanças dos seus diletos filhos”, explica a autarquia do Sabugal.
A exposição mostra as expressões das crianças, os seus olhares curiosos, a alegria e a sua vivacidade que “cativaram a atenção do autor de tal forma que nos leva a imaginar histórias para cada uma delas”.
A vasta obra de Eduardo Teixeira Pinto é dotada de um olhar poético sobre a realidade e fez de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do séc. XX, com fotografias que a sua família tem vindo a promover através de exposições itinerantes.