Exportações sobem 7,4% no 2º trimestre

Resultados preliminares foram avançado, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.

As exportações subiram 7,4% no segundo trimestre, face a igual período do ano passado, e as importações avançaram 9%, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O défice da balança comercial aumentou 400,6 milhões de euros, situando-se em 2.794,2 milhões de euros, tendo a taxa de cobertura baixado para 82,4%, ou seja, -1,2% pontos percentuais”, refere o INE.

De acordo com os resultados preliminares, as exportações de bens portugueses cresceram 7,4% entre abril e junho, face ao período homólogo de 2014, para 13.078 milhões de euros, com as importações a subirem 9% para 15.872 milhões de euros.

A subida das exportações em junho deveu-se “sobretudo ao comércio intra-UE [dentro da União Europeia] (generalizada à quase totalidade dos grupos de produtos, mas em especial nos veículos e outro material de transportes, plásticos e borrachas e outros produtos”, explica o INE.

Já a evolução das importações ficou também a dever-se à evolução do comércio intracomunitário, “refletindo o acréscimo de quase todos os grupos de produtos, sobretudo veículos e outro material de transporte e produtos químicos, dado que se registou uma redução no comércio extra-UE”.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações subiram 11,2% em Junho e as importações 13,2% em termos homólogos (face maio o crescimento foi de 1,1% e 6,5%, respetivamente).

As importações de bens da UE aumentaram 9,8% no segundo trimestre, face a igual período do ano passado.


Conteúdo Recomendado