Exportações sobem 3,5% e importações 6,2% em maio

As exportações aumentaram 3,5% e as importações 6,2% no mês de maio face ao mesmo período de 2014, ambos influenciados por um acréscimo registado nos veículos.

Em termos das variações homólogas mensais, em maio de 2015 as exportações aumentaram 3,5%, devido ao comércio dentro da União Europeia, em especial devido aos veículos e outro material de transporte e combustíveis minerais, dado que se registou uma redução no comércio extra União Europeia, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já as importações aumentaram 6,2% em resultado da evolução tanto do Comércio dentro e fora da União Europeia, refletindo sobretudo o acréscimo registado nos veículos e outro material de transporte, revela o gabinete de estatísticas.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em maio de 2015 as exportações aumentaram 1,1% e as importações aumentaram 6,4% (respetivamente +5,3% e +13,1% em abril de 2015).

Considerando o trimestre terminado em maio de 2015 (março a maio), as exportações e as importações de bens aumentaram 8,0% e 11,0%, respetivamente, face ao período homólogo.

Neste período, o défice da balança comercial ampliou-se 611,4 milhões de euros para -2.965,8 milhões de euros e a taxa de cobertura diminuiu 2,2 pontos percentuais para 81,3%.

Segundo os dados divulgados pelo INE, no que se refere às variações face ao mês anterior, em maio de 2015 as exportações diminuíram 0,5%, devido ao comércio extra União Europeia – sobretudo em resultado da evolução dos veículos e outro material de transporte – tendo-se verificado um aumento nas exportações entre países da União Europeia.

Já as importações aumentaram 1,3%, em reflexo da evolução do comércio extra União Europeia, em especial nos combustíveis minerais, dado que as importações dentro da União Europeia diminuíram.

 


Conteúdo Recomendado