Segundo uma nota da associação em fevereiro deste ano verificou-se um crescimento de 10,8% face ao mesmo mês de 2013, e em março o crescimento foi de 3,6% face a fevereiro e de 5,2% em período homólogo, totalizando um total de 1.144 milhões de euros em exportações.
“Os números evidenciados pelo estudo são uma vez mais excelentes para o setor, indiciando que a indústria metalúrgica e metalomecânica nacional está a consolidar uma trajetória claramente ascendente na evolução das suas vendas ao exterior”, refere Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente Executivo da AIMMAP.
Em fevereiro o crescimento das vendas ao exterior alicerçou-se essencialmente nos países da União Europeia, e muito particularmente em dois dos mercados tradicionalmente mais importantes para os produtos portugueses, como é o caso da Alemanha e do Reino Unido.
No mês de março as exportações cresceram de forma significativa nos países não europeus. O peso das vendas ao exterior para fora da União Europeia voltou a ser superior a 30% do total das exportações do setor metalúrgico e metalomecânico nacional.