Exportações disparam 6,3% no segundo trimestre

As exportações portuguesas abrandaram em Junho, mas último trimestre foi positivo, revelou o INE.As exportações de bens aumentaram 6,3% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período do ano passado, depois de em Maio ter registado um recorde em valores absolutos, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado. As exportações têm […]

As exportações portuguesas abrandaram em Junho, mas último trimestre foi positivo, revelou o INE.As exportações de bens aumentaram 6,3% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período do ano passado, depois de em Maio ter registado um recorde em valores absolutos, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado. As exportações têm sido o principal motor da economia portuguesa, pelo que os dados relativos ao trimestre contrariam a tendência de quase estagnação registada no arranque do ano.
Este desempenho trimestral permitiu a redução do défice da balança comercial no montante de 424,2 milhões de euros, num período em que as importações cresceram apenas 2,1%. Apesar da evolução positiva nos últimos três meses, em Junho registou-se uma quebra homóloga de 1,2% nas exportações (e -7,7% face a Maio), devido à redução do comércio com países da União Europeia. Foi mesmo a primeira vez que as exportações caíram em três meses.
Na próxima semana, o INE publica a estimativa rápida sobre a evolução da economia no segundo trimestre. As estimativas dos economistas apontam para um crescimento económico, depois de dez trimestres seguidos de contracção.


Conteúdo Recomendado