Evento “Muralhas com História” anima aldeia histórica de Sortelha a partir de amanhã

O evento começa pelas 18h00 de sexta-feira, com a abertura oficial do mercado e com um cortejo em honra do rei Dom Sancho II.

A aldeia histórica de Sortelha, no Sabugal, recebe, de sexta-feira a domingo, 16 a 18 de setembro, o evento “Muralhas com História”, que vai evocar o período da sua fundação e com o qual a organização pretende atrair visitantes nacionais e espanhóis.


Segundo a autarquia do Sabugal, que organiza o evento após uma paragem de dois anos devido à pandemia, a 10.ª edição de “Muralhas com História” pretende “evocar o período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha, com principal foco no Reinado de Dom Sancho II que, em 1228, lhe outorga foral (fundação da vila e construção da muralha)”.


O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, disse ontem, 14 de setembro, à agência Lusa que “está tudo preparado” para que seja um “fim de semana em grande”, para “promoção de Sortelha e do território”.


“Esperamos muitos visitantes. A última vez que realizámos este evento [em 2019], tivemos cerca de 40 mil visitantes, muitos [deles] espanhóis”, lembrou o responsável.


De acordo com o autarca, o programa inclui recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação (acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval) e animação infantil (jogos medievais e acampamento infantil).


“Estão criadas todas as condições para que o ‘Muralhas com História’ seja mais um sucesso e vamos tentar dinamizar o território, numa altura tão difícil como a atual”, disse Vítor Proença.


O evento tem um custo que ronda os 80 mil euros, que é inferior ao dos anos anteriores, indicou.


O município do Sabugal, situado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha, salientou que Sortelha possui “o cenário ideal” para o visitante “recuar no tempo”.


O ‘Muralhas com História’ decorre na sexta-feira das 18h00 às 00h00, no sábado das 12h00 às 00h00, e no domingo das 12h00 às 21h30.


O evento começa pelas 18h00 de sexta-feira, com a abertura oficial do mercado e com um cortejo em honra do rei Dom Sancho II.


A organização adiantou que à chegada a Sortelha assegura o transporte dos visitantes, de 15 em 15 minutos, aproximadamente, entre os parques de estacionamento (Corredoura – P1) e (Campo da Bola – P2) e a entrada no centro histórico.


O evento é promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, a Junta de Freguesia de Sortelha e as associações locais.


Conteúdo Recomendado