A freguesia de Fernão Joanes no concelho da Guarda recebe no Crossódromo das Lajes, pelo quinto ano consecutivo, a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross a prova do Campeonato Nacional de Motocross.
A última prova do Campeonato Europeu de Motocross realizou-se na Eslovénia, em condições muito quentes. Na categoria de EMX65 o vencedor foi o italiano Brando Rispoli, 13 segundos à frente do esloveno Jaka Peklaj e do italiano Jas Janout. Na categoria de EMX85 o vencedor foi o espanhol Raul Sanchez Garcia à frente de Andrea Andrea Viano e Francês Baptiste Bordes.
O Campeonato Europeu na categoria de EXM65 é liderado pelo italiano Brando Rispoli com 86 pontos. Na categoria de EMX85 a liderança do campeonato é do piloto espanhol Raul Sanchez Garcia com 100 pontos.
O Crossódromo das Lajes é considerado um traçado muito técnico de elevada dificuldade, com uma extensão de cerca de 1500 metros.
Esta prova foi considerada no ano passado pelos Comissários Europeus da Federação Internacional de Motocross (FIM) a melhor prova, a nível de traçado e organização, de todo o circuito de provas europeias do Campeonato Europeu de EMX 65 e EMX 85.
No dia de sábado, 26 de maio, decorrem os treinos livres e cronometrados das categorias de EXM 65 e EMX 85, das 9h30 às 16h30.
Dia 27 de maio, domingo, é o dia principal do evento com os treinos livres e cronometrado a iniciar pelas 8h30 com os pilotos do Campeonato Nacional de Motocross até as 12h30. Às 13h20 têm início as provas oficiais, com os pilotos do Campeonato Europeu.
A última prova do dia está marcada para as 18h30 com a corrida da classe Elite do Nacional de Motocross que junta os melhores pilotos das categorias de MX1 e MX2.
Este evento é organizado pela associação juvenil que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Português do Desporto de Juventude e da Junta de Freguesia de Fernão Joanes.
O preço do bilhete é de 5 €. Mais informações sobre as provas aqui.