Escolas de Pinhel colaboram na reciclagem de óleos alimentares

No âmbito do projeto Escola Prio Top Level, que visa promover a reciclagem de Óleos Alimentares Usados, foram ontem distribuídos perto de 500 kits aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo de Pinhel.

Começa assim a 1ª edição do Concurso Regional Escola Prio Top Level que abrange 23 escolas e vai decorrer até ao final do ano letivo 2017/2018 na região da Cova da Beira, em parceria com a RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional) e ENERAREA -Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, duas entidades com empenho na realização de programas ambientais direcionados para a comunidade escolar.

Assim, este concurso pretende promover e incentivar a separação e reciclagem de óleos alimentares usados, bem como informar e sensibilizar a comunidade escolar, e não só, para a recolha seletiva deste resíduo. Em contrapartida, a iniciativa irá premiar os estabelecimentos de ensino que recolham, por aluno, a maior quantidade de litros de óleos alimentares usados, prevenindo a sua descarga nos esgotos municipais. Para tal, foram atribuídos três oleões às três escolas de Pinhel (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundária), pedindo-se aos alunos que se empenhem nesta missão de recolher óleos alimentares usados provenientes do setor doméstico.

A distribuição dos kits individuais, compostos por um jogo alusivo à temática e um funil, decorreu durante o dia de ontem, sendo acompanhada por técnicos da Associação de Municípios da Cova da Beira e do Município de Pinhel, bem como pela vereadora Irene Fonseca, responsável pelo pelouro do Ambiente e da Promoção da Educação Ambiental. A autarquia deixa o apelo “à colaboração de todos no sentido de encaminharem os seus óleos alimentares usados para as escolas designadas, dentro de garrafas de plástico, pois a deposição deve ser feita exclusivamente em garrafas de plástico devidamente fechadas.” As escolas que recolherem mais óleo alimentar usado ganham prémios, além de ganharem uma maior e melhor consciência ambiental.

 

Concurso Escolar Regional pretende sensibilizar para a recolha de óleo alimentar


Conteúdo Recomendado