Escola Superior de Saúde de Castelo Branco disponibiliza programas de exercício para pessoas com condições específicas de saúde

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes do IPCB, no âmbito da prestação de serviços à comunidade, vai disponibilizar a partir de fevereiro de 2015, um conjunto de programas de exercício em grupo ou individuais destinados a pessoas com diferentes condições de saúde.

Numa primeira fase estão previstos programas para pessoas com diagnóstico de osteoporose/osteopénia, com dor lombar crónica, com diagnóstico de fibromialgia e adultos com sequelas pós acidente vascular cerebral.

Estes programas terão duração variável de acordo com a condição de saúde associada (6 semanas a 3 meses) e decorrerão, preferencialmente, ao final da tarde, entre as 16 e as 20 horas.

Cada programa será realizado num ambiente específico, sendo as sessões constituídas por exercícios adequados às condições de saúde dos participantes, nomeadamente:

  • Pessoas com mais de 60 anos com diagnóstico de osteoporose/osteopénia. Este programa será realizado em ginásio e tem como principal objetivo prevenir a evolução da condição e a ocorrência de quedas.
  • Adultos com idade inferior a 65 anos com dor lombar crónica (do lombar num período superior a 3 meses). Este programa será realizado em meio aquático (piscina aquecida) e tem como objetivos diminuir a dor e a incapacidade física associada à dor lombar.
  • Adultos com diagnóstico de fibromialgia. Este program será realizado em meio aquático (piscina aquecida) e tem como objetivo diminuir o impacto dos sintomas associados a esta condição na qualidade de vida dos indivíduos.
  •  Adultos com sequelas pós acidente vascular cerebral. Este programa será desenhado para pessoas com mais de 1 ano de evolução pós-AVC e terá duas vertentes: Uma sessão de exercício em grupo semanal (em meio aquático ou em solo) e uma sessão de fisioterapia específica para o indivíduo, também semanal.

Conteúdo Recomendado