Figueira de Castelo Rodrigo: Entrudo Lagarteiro em Vilar de Amargo

Entrudo Lagarteiro Turismocentro

No próximo sábado, dia 14 de fevereiro, no Largo da Torre em Vilar de Amargo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, vai-se celebrar a Queima do Entrudo Lagarteiro.

Esta celebração promovida pela Associação Lagarto envolve toda a comunidade, muita alegria e animação. No Entrudo os excessos são permitidos: mulheres mascaradas de homens e homens de mulheres, com rendas e máscaras de cortiça a esconder a face, para que ninguém seja reconhecido nas pantominices que fazem uns os outros “…enfarinhar e tijenar com a fuligem das panelas de ferro era a tradição…”.

As viúvas, de negro, preparam o caldo apetitoso, nas tradicionais panelas de ferro, que será servido a todos.

O Entrudo, figurado num boneco de palha é construído dias antes da queima, com roupas velhas cheias de palha, dá-se-lhe a forma, ligam-se as partes e temos a estrela da celebração. O boneco é velado durante a tarde e sai à noite pelas ruas empedradas da aldeia, em procissão, numa marcha fúnebre que culmina com a leitura do sermão no largo da torre, a praça central da aldeia.

A marcha fúnebre percorre as ruas da aldeia, a luz dos candeeiros, as sombras, as tochas de fogo, os passos, as casas e muros de pedra, bem conservados da aldeia, criam um ambiente único que envolve a marcha numa tónica fúnebre acentuada pela música e gritos de viúvas que choram o morto.

A leitura do sermão e a queima tradicional do Entrudo são momentos altos desta celebração que vai também contar com muita animação, começando pela Caminhada Matinal no Trilho do Entrudo Lagarteiro, prosseguindo durante a tarde com vários espetáculos, música tradicional, teatro de rua e gastronomia local.

Entrudo Lagarteiro

Conteúdo Recomendado