Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade de Seia

Na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, os espaços museológicos municipais em Seia abrem ao público e têm entrada gratuita.

A medida visa assinalar o Dia Internacional dos Museus, que este ano se celebra a uma segunda-feira, dia da semana correspondente ao dia de fecho semanal dos museus.

Neste âmbito, a autarquia de Seia entendeu abrir o Museu do Brinquedo e o Museu Natural da Eletricidade, proporcionando igualmente o acesso livre aos mesmos, durante o período das 10 às 18 horas.

O Dia Internacional dos Museus foi instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Localizado no centro da cidade de Seia, o Museu do Brinquedo foi inaugurado em 2002 e apresenta uma coletânea de cerca de 8000 brinquedos de Portugal e do mundo, do passado ao presente. É objetivo deste espaço museológico valorizar a atividade lúdica e o direito de brincar, preservando memórias, costumes e crenças dos tempos antigos e atuais, desempenhando um importante papel na consolidação dos laços culturais entre Portugal e o mundo.

O Museu Natural da Eletricidade foi inaugurado em 2011 e está situado na Senhora do Desterro – São Romão, a 800 metros de altitude. Este espaço museológico nasce a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural que lhe está associado. Esta central manteve-se em atividade até meados dos anos noventa, constituindo o seu corpo de máquinas e painel de comando verdadeiros tesouros do património industrial.




Conteúdo Recomendado