Engenharias abrem portas à investigação

Debater as áreas de crescimento e as formas de promover novas ligações ao mercado são algumas das metas que estão traçadas pelos organizadores.Académicos e profissionais de várias áreas da engenharia reúnem-se na Covilhã, entre 27 e 29 de novembro, sob o lema “Engenharia para o desenvolvimento económico”. Trata-se de mais uma edição das Conferências Internacionais […]

Debater as áreas de crescimento e as formas de promover novas ligações ao mercado são algumas das metas que estão traçadas pelos organizadores.Académicos e profissionais de várias áreas da engenharia reúnem-se na Covilhã, entre 27 e 29 de novembro, sob o lema “Engenharia para o desenvolvimento económico”. Trata-se de mais uma edição das Conferências Internacionais de Engenharia, momento que tem decorrido nos últimos anos e que serve para mostrar o que de mais recente está a ser dinamizado na área. As conferências voltam a apresentar um cunho internacional, com a presença de vários académicos e profissionais europeus, bem como, instituições de ensino superior e apoiantes desta iniciativa científica, como é o caso da Comissão Europeia. Ao longo dos três dias do evento, palestras, aulas abertas e mesas temáticas dão forma a mais uma edição que pretende mostrar as capacidades dos vários ramos da engenharia “na promoção de riqueza, de emprego, de inovação e de futuro”, explicam os membros da organização. Aerodinâmica, Arquitetura, Urbanismo e Planeamento, Bioengenharia e Biotecnologia, Química, Informática, Construção, Eletrotecnia e Eletrónica, Energia, Ambiente, Gestão Industrial, Produção e Manutenção, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento do Produto, Design Tecnológico, Têxtil, entre outras áreas, vão estar em destaque ao longo de todo o encontro. Trata-se de um dos mais importantes eventos no que diz respeito às engenharias. Segundo os membros da comissão organizadora, “esta panóplia de áreas representa a diversidade de recursos apresentados pela engenharia, quer aqui na UBI, quer no mercado de trabalho”. Reunir numa mesma data e local académicos, investigadores, alunos e profissionais da área e mostrar as potencialidades formativas e científicas da Universidade da Beira Interior tem sido outro dos grandes intuitos destas jornadas. Para além das empresas, “também a comunidade fica a conhecer de forma mais próxima, os recursos que estão instalados na academia”, aponta a mesma fonte. Uma forma de chamar a atenção para futuros alunos e parceiros da UBI.
A juntar a estes fatores está também “a forte aceitação internacional que estas jornadas têm conseguido”. Os membros da comissão organizadora apontam a presença de várias universidades europeias e de académicos de renome para mostrar as potencialidades e abrangência de eventos desta natureza. Um fator que acaba por ser positivo para o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido na Faculdade de Engenharia e nos seus diferentes departamentos, quer em termos pedagógicos, quer em termos científicos.


Conteúdo Recomendado