ENERAREA sensibiliza jovens na área da eficiência energética

Durante os últimos dois meses diversas escolas dos municípios do Interior do país foram percorridas pela ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

ENERGY GAME II, foi o mote para que várias turmas competissem entre si.

O “Energy Game” é um jogo eletrónico de cariz lúdicopedagógico, que tem como objetivo transmitir e sedimentar conhecimentos sobre eficiência energética. O desafio simula a história de uma família com oito personagens que vai a um concurso televisivo. Os jogadores podem escolher a personagem com que mais se identificam e são depois confrontados com várias perguntas sobre energia e eficiência energética.
O jogo funciona a partir de um computador e é projetado num ecrã, permitindo a visualização de espectadores. É jogado com os comandos da consola Wii, o que permite a interacção entre várias pessoas.
O “Energy Game” desafia os utilizadores a assumirem um papel ativo no que diz respeito às questões relacionadas com a energia, induzindo comportamentos ambientais positivos. Destina-se a alunos do 1.º ao 3.º ciclo e ensino secundário, bem como a adultos, apresentando, por isso, três níveis de dificuldade.

O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar e despertar o interesse na área da eficiência energética, tendo em conta as boas práticas de utilização de energia elétrica. No total, 683 alunos dos diversos níveis de ensino, estiveram envolvidos e fizeram deste o jogo mais participado de toda a região do interior do país.

No dia 24 de maio, a ENERAREA vai levar à final do Campeonato Nacional ENERGY GAME II que se realiza em Cascais, a equipa que obteve a melhor pontuação em cada nível do jogo, sendo elas:

•    Nível 1 (1° Ciclo) – da Escola Básica de Seia (Seia);
•    Nível 2 (2 e 3° Ciclos) – da Escola EB 2 e 3 Tourais Paranhos (Seia);
•    Nível 3 (Secundário) – da Escola EB 2 e 3 João Franco (Fundão).

Este jogo foi desenvolvido no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013-2014), e cujo objetivo fora o de sensibilizar na área da eficiência energética de uma forma lúdicopedagógica.

A ENERAREA tem como objetivos contribuir para o aumento da eficiência energética, através da utilização racional da energia e da conservação de energias, e para o melhoramento do aproveitamento dos recursos endógenos na Beira Interior.


Conteúdo Recomendado