Empresa de Vizela fabrica os cachecóis oficiais das 32 seleções que vão ao Mundial

Todos os cachecóis oficiais das 32 equipas que disputam o Mundial de Futebol do Brasil, com o símbolo da FIFA, são produzidos numa fábrica de Vizela, liderada por um empresário português de 48 anos, escreve esta quarta-feira o “Jornal de Notícias”.

Os cachecóis oficiais da FIFA com o nome de cada uma das seleções apuradas para a fase final do Mundial de 2014 de futebol são todos produzidos em Vizela pela empresa 4Teams, conta o “Jornal de Notícias”. O organismo que regula o futebol mundial escolheu esta empresa portuguesa e a produção começou em janeiro, tendo sido já produzidos 200 mil cachecóis. Os 133 trabalhadores trabalham dia e noite para, até ao dia da final, a 13 de julho, estarem prontos 500 mil cachecóis.

A empresa, liderada por Pedro Santos, empresário de 48 anos, produz cachecóis para todas as equipas, incluindo a portuguesa, mas também cachecóis alusivos aos oito grupos da competição e também relativos a todos os jogos, o que implica que a produção continue durante o Mundial uma vez que os encontros das fases a eliminar só são decididos após os jogos da fase de grupos.

A 4Teams fatura três milhões de euros por ano e tem 33 trabalhadores fixos, aos quais se somam cerca de 100 subcontratados. Os teares produzem 24 horas por dia, para garantirem que há produção suficiente para responder à procura. A empresa gasta entre 1,20 euros e 2,20 euros na produção de cada cachecol, que são vendidos ao público a 20 euros.

A 4Teams não produz só cachecóis para as seleções: também os confeciona para o Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint Germain, Manchester City ou, dentro de portas, para Benfica, Porto e Sporting. Já no Mundial de 2010 e no Euro 2012, os cachecóis oficiais foram produzidos por esta empresa de Vizela. E os cachecóis da Liga dos Campeões e da Liga Europa também saem de Vizela.

Aliás, quando Cristiano Ronaldo ganhou a sua segunda Bola de Ouro, que premeia o melhor jogador do mundo, em janeiro último, o jornal desportivo espanhol “AS” distribuiu um cachecol alusivo ao feito do português com a inscrição “Balón de Oronaldo”. O craque português gostou do cachecol e encomendou à empresa 300 exemplares iguais para si.


Conteúdo Recomendado