Empresa da Guarda produz alcatifa reciclável para utilização em eventos

Uma empresa da Guarda iniciou este ano a produção de alcatifa reciclável, feita a partir de regenerados têxteis, roupas e desperdícios industriais, para utilização específica em recintos de eventos, foi hoje anunciado.

A ‘startup’ (empresa em início de atividade) Karpet2R – Walking to the Future surgiu por iniciativa de Pedro Tavares e João Gonçalves, que também possuem a empresa de organização de eventos All WeDo Moments.

Segundo Pedro Tavares, a ‘startup’ de produção de alcatifas recicladas surgiu após verificar que, no final de cada evento organizado, as alcatifas de polipropileno utilizadas eram deitadas fora.

“Estamos a falar de polipropileno 100% plástico. Em que eram quilos e quilos e quilos e quilos que, no fundo, iam para o lixo [no final de cada evento]”, contou hoje o empresário à agência Lusa.

Como Pedro Tavares tem ligações ao setor têxtil, com empresas na Guarda, disse que começou a equacionar a possibilidade de criar “um produto que possa durar um bocado mais e que seja sustentável”.

“E, com um amigo meu, da Covilhã, que trabalha na área da reciclagem têxtil, conseguimos elaborar um produto que se adaptasse àquilo que nós queríamos, que era uma alcatifa para eventos”, acrescentou.

Foi assim que surgiu a Karpet2R [2R por ser duas vezes reciclada], que apresenta uma alcatifa “mais confortável” do que aquela que existe no mercado (tem cerca de meio centímetro de espessura, quando a tradicional possui uma média de dois milímetros).

“Nós produzimos, neste momento, uma alcatifa com zero de produto virgem. É uma alcatifa 100% reciclada. Depois (…), nós propomo-nos a recolher a alcatifa toda, depois do evento, nós próprios recolhemos a alcatifa toda e voltamos a reciclá-la, já não para alcatifa (…) mas para outros produtos de gama mais baixa”, disse o empresário à Lusa.

Pedro Tavares reconhece que a sua ‘startup’ está a dar “um grande passo para a sustentabilidade dos eventos” ao nível dos materiais utilizados nos pavimentos.

A alcatifa, que “não fica mais barata” do que aquela que existe no mercado, assume as cores naturais dos tecidos usados, uma vez que no seu fabrico não entram tinturarias.

A alcatifa da Karpet2R – Walking to the Future é fabricada numa empresa da região.

Este ano, no arranque da atividade, a empresa fabricou 20 mil metros quadrados de produto mas, em 2020, a meta dos administradores é “atingir os 50 mil metros quadrados”.

Segundo Pedro Tavares, estão a ser feitos contactos para que a alcatifa reciclável possa ser divulgada e utilizada no Planetiers World Gathering (evento de inovação sustentável agendado para abril, em Lisboa) e no próximo Rock In Rio.

O produto, que já foi testado com sucesso em vários eventos da All WeDo Moments, também poderá ser utilizado na Feira Ibérica de Turismo, a realizar na Guarda entre 30 de abril e 03 de maio de 2020.




Conteúdo Recomendado