O Vice-Presidente do IPG, Gonçalo Fernandes, afirmou na abertura deste Seminário que “a qualificação assume cada vez mais uma dimensão crítica e estratégica para a sociedade e para os governantes, posicionados às diferentes escalas de intervenção”.
Gonçalo Fernandes acrescentou depois que “a competitividade dos nossos territórios, o sucesso das nossas empresas e a qualificação da sociedade obriga, necessariamente, a um maior investimento na formação em modelos que possam responder aos contextos de procura e perfis de estudantes”. Daí que tenha sublinhado o facto de esta iniciativa ”decorrer num ambiente de articulação e desafio conjunto, quer pelas entidades e instituições aqui presentes – Diretores de Escolas e Agrupamentos, Câmaras Municipais, Institutos de Emprego e Formação Profissional, Associações Empresariais, entre outras – quer no projetar do papel da formação na qualificação dos indivíduos e seu posicionamento no mercado de trabalho.” Posicionamento que o Vice-Presidente do IPG preferiu evidenciar ”numa rede que se pretende cada vez mais ativa, sinérgica e cooperante de modo a obtermos resultados de valorização constante dos meios dispostos para a formação”.
O Vice-Presidente do IPG afirmou, a concluir, que hoje a formação “deve articular-se tendencialmente com as exigências do mercado e suas necessidades, atendendo a uma qualificação adequada e orientada para as expectativas dos estudantes, suas famílias e empregadores para o qual a formação e uma cultura empreendedora se revelam fundamentais”; referiu, assim, que a “oferta de formações curtas, num modelo que privilegia o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, merece do Ensino Politécnico a sua máxima atenção, face à sua essência formativa e ao papel de apetrechar a sociedade de recursos humanos com formações adequadas para o desempenho profissional.”
Compreender como o empreendedorismo e o desenvolvimento de competências empreendedoras podem criar e suportar a mudança social e educacional; questionar como se pode integrar o empreendedorismo e potenciar o projeto de educação escolar e apresentar exemplos de metodologias de educação para o empreendedorismo constituíram os principais objetivos desta iniciativa que contou com as intervenções de Dana Redford da (Plataforma de Educação para o Empreendedorismo em Portugal e docente da Universidade Católica – Porto) e deTeresa Paiva (Diretora da Unidade de Desenvolvimento e Investigação do IPG). O Seminário foi direcionado para elementos das direções escolares, professores, psicólogos, orientadores escolares e quadros técnicos das autarquias, relacionados com a área do ensino, sendo aberto a todas as pessoas interessadas.
No decorrer deste seminário, que teve lugar no Auditório dos Serviços Centrais do IPG, foram apresentados os novos cursos TESP (Técnico Superior Profissional) e a Rede de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela.
A REPBSE – Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela promoverá a troca de informação e o alinhamento entre a oferta formativa dos cursos profissionais de nível 4 com os cursos Técnico Superiores Profissionais oferecidos pelo IPG.
A articulação entre o Instituto Politécnico da Guarda e as escolas secundárias e profissionais permitirá construir roadmaps dos percursos formativos possíveis, dos cursos profissionais de nível 4 aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP), licenciaturas e mestrados, que os alunos poderão frequentar no IPG.
Empreendedorismo debatido no Instituto Politécnico da Guarda
Na passada quinta-feira, dia 28 de maio, decorreu no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Seminário “O Empreendedorismo e o Projeto Escolar – novos desafios de Educação”, que contou com a presença do Diretor Geral do Ensino Superior, João Queirós.