ExpoSerra promove Gouveia e valoriza os produtos da Serra da Estrela

Até terça-feira, a cidade de Gouveia acolhe mais uma edição da ExpoSerra – Feira das Atividades Económicas da Serra da Estrela.

A ExpoSerra 2017, organizada pelo Município de Gouveia, conta com  a presença confirmada de 86 expositores distribuídos 117 espaços comerciais. A feira está dividida em quatro áreas comerciais temáticas: artesanato, produtos regionais e negócios. As áreas comerciais são complementadas com uma área de restauração e com uma área de espetáculos.

A ExpoSerra caracteriza-se por ser uma feira de atividades económicas vocacionada para a promoção de negócios e comercialização de produtos endógenos locais e regionais.
O programa da ExpoSerra engloba também a realização da Feira do Queijo da Serra da Estrela de Gouveia, no domingo de carnaval e as atividades do Carnaval da Serra.

Segundo o Município de Gouveia nesta edição “aposta-se, uma vez mais, nos negócios, nas tradições, na cultura e na divulgação dos produtos endógenos, criando o maior certame de negócios e produtos regionais da Serra da Estrela.”

ANIMAÇÃO E PROMOÇÃO DOS PRODUTOS LOCAIS NA EXPOSERRA 2017

O programa tem início no dia 24 de fevereiro, pelas 18 horas, com a abertura ExpoSerra 2017. Às 19h00, decorre a saudação à cidade pela Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem, seguindo-se a inauguração da ExpoSerra agendada para as 19h30. Pelas 20h30, o Pavilhão Ex-Bellino & Bellino vai ser o palco para as atuações da Tuna do IG – Escola Profissional de Gouveia, e às 21h30 para o concerto de Augusto Canário e Amigos.

No dia 25 de fevereiro, sábado, o Município de Gouveia sensibiliza a população para uma vida menos sedentária e mais saudável, convidando todos a participarem na Caminhada ExpoSerra, com início às 8h30, nos Paços do Concelho. Às 11h00, a programação da ExpoSerra abre com um show cooking e às 13h00, os visitantes podem assistir à atuação do Grupo de Concertinas de Folgosinho.  Às 14h00, decorre o workshop “Aromatizantes de gin com ervas serranas”. Pelas 17h00, o certame conta novamente com a animação do Grupo de Concertinas de Folgosinho, seguindo-se às 18h20, o workshop “Vinhos do Dão à mesa”. O Pavilhão da Ex-Bellino & Bellino recebe às 22h00  o concerto da rainha do pop português,  Ana Malhoa, que vai garantir um espetáculo de explosão de luz e alegria, animando a noite de sábado.
Neste dia, a partir das 14h00, a entrada é paga e o preço do bilhete é 2€.

No domingo, dia 26 de fevereiro, o programa tem início às 9h30 com a saudação à cidade pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”, seguindo a abertura da ExpoSerra, às 9h45. Ainda na manhã de domingo, pelas 10h00, decorre a abertura da Feira do Queijo da Serra da Estrela de Gouveia com a presença de 30 produtores de queijo do concelho, e que contará com a atuação do Grupo de Concertinas de Gouveia.

Às 10h30, decorre a prova livre do Queijo da Serra da Estrela, onde os visitantes podem degustar o melhor queijo da Serra da Estrela, imagem de marca da região. O Rancho Folclórico de Gouveia, às 10h45, e a Tuna Maratuna da FCDEF|UC, pelas 12h15 completam o programa de animação da Feira do Queijo.

Para a parte da tarde, está agendado para às 15h00, o tradicional Desfile de Carnaval, com a Rainha de Carnaval, Safira. O desfile de carnaval promete encher as ruas da cidade com muita música, alegria e animação. O desfile tem início no Calçadão percorrendo a Rua 5 de outubro até à Avenida 25 de abril, Praça de S. Pedro, terminando na Avenida Bombeiros Voluntários de Gouveia. Decorrido o desfile, pelas 17h00, a folia continua no palco da ExpoSerra com um espetáculo de Safira. Às 18h30, decorre mais uma prova de Queijo Serra da Estrela, seguindo-se o workshop de cake design, às 19h00, onde os visitantes podem aprender técnicas de decoração de bolos.
Para a noite, o palco do Pavilhão Ex-Bellino & Bellino vai receber, às 22h00, Quim Barreiros.

Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, o programa inicia-se com a abertura da ExpoSerra, às 11h00, e com o workshop “Ervas medicinais”, onde os participantes podem adquirir conhecimentos sobre a elaboração de chás preparados à base de plantas aromáticas e medicinais. Para o início da tarde, às 13h00, a ExpoSerra conta com animação pelo Grupo de Concertinas de Nabais, que voltarão a atuar às 15h00.  No final da tarde, às 18h00, está agendada uma sessão de ginástica preventiva, onde os visitantes podem praticar alguns exercícios físicos que ajudam na prevenção doenças. Às 20h00, irá decorrer com o workshop “Sabores Serranos” e às 21h30, o Baile de Carnaval animado pela Banda Lux. Durante o Baile de Carnaval irá decorrer um concurso de máscaras, para maiores de 16 anos, que irá eleger o mascarado mais original de 2017.

O último dia da ExpoSerra, dia 28 de fevereiro é dedicado às crianças. A abertura da feira das atividades económicas está prevista para as 11h00. O programa começa às 12h00, com a animação musical do Grupo de Concertinas de Vila Nova de Tazem. Para a programação da tarde, às 15h00, está agendado um show cooking júnior, seguindo-se às 16h00, um concurso de máscaras infantil, para crianças até aos 16 anos. Depois do concurso de mascaras infantil, pelas 17h00, os mais pequenos vão ser presenteados com um espectáculo da Fada Juju, cantora e intérprete de língua gestual portuguesa. Pelas 18h30, segue-se o tradicional cortejo do Enterro e Queima do Entrudo, que terá início no Pavilhão da Ex-Bellino & Bellino, seguindo pela Avenida Bombeiros Voluntários de Gouveia, Praça de S. Pedro, Avenida 25 de abril, terminando na Praça do Município com um espetáculo de pirotecnia.


Conteúdo Recomendado