EcoJovens sensibilizam população de Fornos de Algodres para boas práticas ambientais

A iniciativa ambiental “Ocupação dos Tempos Livres – Sensibilização Ambiental”, promovido pelo Município de Fornos de Algodres, decorreu entre os dias 1 a 12 de julho e 12 a 23 de agosto.

Através do projeto “Ocupação dos Tempos Livres – Sensibilização Ambiental”, promovido pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, vários jovens com preocupações ambientais – EcoJovens – percorreram o concelho de Fornos de Algodres para compreender quais as práticas ambientais implementadas pela população.

Inês Henriques, Mariana Andrade, Beatriz Silva, Mara Cunha e Rodrigo Silva, formaram o primeiro turno dos EcoJovens e percorreram as localidades de Maceira, Casal Vasco, Matança, Rancosinho, Furtado, Infias e Algodres. O segundo turno, constituído pelos jovens Ana Carolina Costa, Fabiana Pereira, Rodrigo Silva e Guilherme Santos, visitaram as localidades de Vila Soeiro do Chão, Juncais, Cadoiço e Vila Ruiva.

Ao longo do dia, o grupo de jovens inquiriu algumas pessoas do concelho com a finalidade de conhecer quais os seus hábitos relativamente à temática da reciclagem. De modo a evitar o uso de papel, os Ecojovens realizaram 195 inquéritos através de uma aplicação móvel com perguntas simples, envolvendo pessoas de várias faixas etárias.

De entre as questões colocadas à população destacam-se os seguintes resultados: Mais de metade dos inquiridos têm conhecimento das políticas ambientais executadas pelo Município de Fornos de Algodres; 63% das pessoas que responderam ao inquérito fazem reciclagem no dia-a-dia e, cerca de 80% das pessoas inquiridas têm conhecimento sobre a correta utilização dos Ecopontos. Através do inquérito, foi possível averiguar que 59% das pessoas inquiridas julgam insuficientes os Ecopontos da sua freguesia.

No final da atividade, os EcoJovens distribuíram um conjunto de EcoBags (conjunto de 3 sacos de cor distinta para reciclar), com o objetivo de incentivar a população a separar os resíduos.

Posteriormente, os resultados foram apresentados a Bruno Costa, vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres com o pelouro do Ambiente, que garante “novas ações para responder às necessidades dos Munícipes”.

A ação de sensibilização contou com o apoio da Resiestrela, parceira da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, que refere que “só trabalhando em rede e em parcerias é que se obtém um melhor desenvolvimento sustentável e conseguimos garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes”.


Conteúdo Recomendado