Docente do Politécnico da Guarda distinguido com “best paper award” em Espanha

O docente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, Paulo Vieira, foi premiado com “best paper award” na 3ª edição do Congresso Internacional sobre “Blockchain and Applications”, que decorreu em Salamanca, pelo seu artigo científico “Blockchain and the Riemann Zeta Function”.

O artigo propõe uma adaptação das Provas de Trabalho que se realizam em algumas blockchains.

“São as Provas de Trabalho que nessas blokchains permitem que o registo das transações no ledger seja aprovado pelos nós. Este processo é obrigatório e consome muitos recursos computacionais e, consequentemente, muita energia elétrica”, afirma Paulo Vieira. “No artigo apresenta-se uma proposta de adaptação das Provas de Trabalho para que esses recursos possam ser, simultaneamente, usados para outro fim”.

O artigo “Blockchain and the Riemann Zeta Function” está publicado num LNNS Journal, da editora alemã Springer. Contou ainda com citação na conhecida base de dados SCOPUS.

Este é mais um passo do Politécnico da Guarda na tecnologia Blockchain: a instituição criou, este ano, a primeira unidade da Rede Europeia de Blockchain – EBSI em Portugal. A EBSI é uma iniciativa da Comissão Europeia para digitalizar os serviços públicos dos Estados-membros.


Conteúdo Recomendado