Distrito da Guarda sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve

Quinze distritos do continente estão esta segunda-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de agitação marítima e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 06h00 e as 18h00 desta segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. Sob ‘Aviso Amarelo’ estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Bragança, Coimbra, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 800/1000 metros entre as 06h00 e as 09h00.

O IPMA colocou também sob ‘Aviso Laranja’ a costa norte da Madeira devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 8 a 10 metros. O ‘Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. De acordo com o IPMA, o ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Sete barras do continente fechadas Sete barras do continente estão fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet. Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas até 5 metros.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão apenas fechadas a embarcações com calado inferior a 35 metros. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, na costa ocidental ondas de noroeste com 4 a 5 metros, temporariamente 5 a 6 metros até ao início da manhã, diminuindo para 3,5 a 4 metros no final do dia. Na costa sul prevê-se ondas sudoeste com 1 a 2 metros, sendo 2 a 2,5 metros no barlavento até meio da tarde. Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para no continente céu com períodos muita nebulosidade, aguaceiros, em especial a partir da tarde, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e que serão mais frequentes nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Está também prevista queda de neve nas regiões norte e centro acima de 800/1000 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1000/1200 metros na região norte e para 1200/1400 metros na região centro. A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, por vezes com rajadas respetivamente até 70 e até 90 quilómetros por hora e pequena descida da temperatura mínima na região norte e litoral centro. Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 08 e 14 graus Celsius, no Porto entre 06 e 13, em Vila Real entre 02 e 12, em Viseu entre 02 e 11, em Bragança entre 01 e 13, na Guarda entre 01 e 08, em Coimbra entre 07 e 14, em Castelo Branco entre 06 e 13, em Santarém entre 06 e 16, em Évora entre 07 e 15, em Beja entre 07 e 16 e em Faro entre 12 e 16.


Conteúdo Recomendado