O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional designada pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo. Ocorre todos os anos a 20 de junho e celebra a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem em razão de conflitos ou perseguições.
Neste dia, o Município de Almeida através da Divisão de Turismo associa-se a esta data permitindo o público visitar de forma gratuita o Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa e conhecer o papel crucial que Portugal, nomeadamente, Vilar Formoso, desempenhou no acolhimento aos refugiados durante a II Guerra Mundial.
Os visitantes terão ainda, à disposição o Passaporte “Vilar Formoso Fronteira da Paz” que lhes irá permitir fazer uma visita diferenciadora, acompanhá-los ao longo da sua visita ao espaço e levá-los a participar em desafios propostos, podendo conhecer e apreciar melhor cada núcleo que compõe o Memorial. Para o público infantil, o Memorial dispõe do serviço turístico visitas desenhadas que convidam os mais jovens partir à descoberta e proporcionar experiências que permitam a construção de novas aprendizagens. s
Segundo a autarquia, o objetivo é que “de forma lúdica e pedagógica possam conhecer este espaço expositivo transmitindo valores universais como a paz, a solidariedade, o respeito, a humildade, generosidade entre outros”.