Dia de sol com pequena descida das temperaturas

Todo o território nacional, com exceção de Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Vila Real, apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o IPMA. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, aconselhando igualmente […]

Todo o território nacional, com exceção de Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Vila Real, apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o IPMA.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, aconselhando igualmente que se evite a exposição das crianças ao sol. A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze. O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado nas regiões do norte e centro, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até ao final da manhã, e vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde, e nas terras altas, sendo por vezes forte a sul do Cabo Mondego. Está prevista também neblina ou nevoeiro matinal no litoral, pequena descida da temperatura mínima e máxima nas regiões do interior. No sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral oeste até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, sendo por vezes forte entre os cabos de Sines e Sagres, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul e pequena descida da temperatura máxima no Alentejo. Na Madeira e nos Açores prevê-se céu pouco nublado e vento fraco. Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, em Faro 33, no Porto 23, Évora e Castelo Branco 35, em Beja 34, Bragança 32, Viseu e Vila Real 30, no Funchal e Guarda 28, Santa Cruz das Flores 25 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 26.

Conteúdo Recomendado