Dia da Floresta Autóctone assinalado em Celorico da Beira

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o município de Celorico da Beira promove um passeio micológico, na localidade de Aldeia da Serra, no próximo sábado, dia 23 de novembro, em colaboração da União de Freguesias de S. Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego.

O passeio tem o propósito de identificar e recolher cogumelos silvestres e conta com a orientação do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens. O ponto de encontro está agendado para as 9h00 e a saída de campo às 9h15. Às 12h00 terá lugar a Oficina de Identificação e, pelas 13h00, a Junta de Freguesia promove um momento de socialização com comes e bebes.

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia.
Inscrições: Câmara Municipal – 271 747 400; União de Freguesias – 271 741 353

Criado como complemento ao Dia Mundial da Floresta, o Dia da Floresta Autóctone é assinalado na Península Ibérica a 23 de novembro, com o intuito de destacar a importância de preservar e plantar espécies originárias dos próprios territórios, como forma de contornar os desafios resultantes das alterações climáticas.

Sabe-se que 72% da floresta portuguesa é composta por árvores autóctones. Das 103 espécies de árvores autóctones que compõem o património natural português, as mais abundantes são o carvalho, o medronheiro, o castanheiro, o loureiro, a azinheira, o sobreiro e o azereiro.


Conteúdo Recomendado