Segundo as listas consultadas pela agência Lusa no Tribunal da Guarda, concorrem por aquele círculo eleitoral, que vai eleger três deputados (menos um do que nas últimas legislativas): PDR, PCTP-MRPP, PURP, PNR, RIR, Livre, PPM, Iniciativa Liberal, PTP, Chega, Nós, Cidadãos!, MPT, PSD, PS, BE, PAN, CDU, Aliança e CDS-PP.
O PSD, que em 2015 elegeu dois deputados, volta a apostar no advogado e atual deputado Carlos Peixoto, de 51 anos, enquanto o PS, que elegeu igual número de lugares, candidata, pela primeira vez, Ana Mendes Godinho, de 47 anos, jurista e atual secretária de Estado do Turismo.
Jorge Mendes, de 62 anos, professor, que foi cabeça de lista do BE em 2015, volta a ser a escolha do partido para liderar a candidatura na Guarda.
Para as eleições de 06 de outubro, o CDS-PP aposta no professor Henrique Monteiro, 58 anos, enquanto a escolha da CDU recai no arqueólogo André Santos, de 42 anos, e o PDR – Partido Democrático Republicano candidata Joaquim Corista, reformado, de 64 anos.
O PCTP-MRPP – Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses tem como cabeça-de-lista o operário fabril Miguel Fonseca, de 48 anos, enquanto o PURP – Partido Unido dos Reformados e Pensionistas aposta no reformado Adriano Ferreira, de 69 anos, e o PNR – Partido Nacional Renovador candidata Manuel Pinheiro, reformado, de 81 anos.
Pelo RIR – Reagir, Incluir, Reciclar apresenta-se Hermínio Lemos, de 59 anos, e o Livre tem como cabeça-de-lista o independente Carlos Pinto, de 42 anos, sargento-ajudante da GNR.
António Maia, de 65 anos, medidor orçamentista/aposentado, é o candidato do PPM – Partido Popular Monárquico; Paulo Carmona, economista, 53 anos, é o primeiro da lista do Iniciativa Liberal; Inês Sousa, estudante, de 26 anos, é a escolha do PTP – Partido Trabalhista Português; e José António Marques, empresário, de 44 anos, é o candidato do Chega.
O professor Rui Cordeiro, de 48 anos, é a escolha do Nós, Cidadãos!; Maria Guida Campos, de 57 anos, auxiliar de ação educativa, é a candidata do Partido da Terra – MPT; Tânia Duarte, administrativa, 31 anos, é a cabeça-de-lista do PAN – Pessoas Animais e Natureza; enquanto Ana Maria Mendes, empresária, de 42 anos, é a escolha do Aliança.
O sorteio da ordem em que os partidos vão aparecer nos boletins de voto, realizado na terça-feira, no Tribunal da Guarda, ditou, em relação aos dois partidos com deputados eleitos, que o PSD surge em primeiro e o PS no 18.º lugar.
Segundo dados da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, atualmente estão 151.557 eleitores inscritos no círculo eleitoral da Guarda, menos 11.905 do que nas legislativas de 2015, o que motiva a redução de quatro para três deputados.
Nas eleições de 04 de outubro de 2015, a coligação PSD/CDS-PP obteve 45,59% dos votos e elegeu dois deputados (Carlos Peixoto e Ângela Guerra), seguindo-se o PS com 33,78% dos votos e com a eleição do mesmo número de mandatos (Santinho Pacheco e Maria Antónia Almeida Santos).
No círculo eleitoral da Guarda, onde votaram 52,29% dos 163.462 eleitores inscritos, o BE obteve 7,42% de votos e a CDU 3,95%.