Desfile e "Julgamento do Galo" na Guarda conta com mais de um milhar de figurantes

A Câmara Municipal da Guarda vai assinalar o Carnaval com um programa que inclui um desfile com a participação das freguesias do concelho e o “Julgamento do Galo”, uma iniciativa baseada em tradições populares.

Do cartaz do evento GuardaFolia, que vai decorrer de sexta-feira a domingo, constam ainda um desfile infantil, as Tabernas do Entrudo, o espetáculo “Filho da Treta” e a ‘Fun Run’, considerada a corrida “mais divertida do ano”.

O Município da Guarda promove “um Carnaval genuinamente português, que tem no Domingo Gordo o seu auge de folia com o desfile e ‘Julgamento do Galo do Entrudo'”.

Segundo a autarquia presidida por Álvaro Amaro, o desfile tem início na Alameda de Santo André, às 16 horas, e termina na Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, onde decorrerá o “Julgamento do Galo”, um espetáculo que “tem vindo a marcar a diferença nos programas de Carnaval de todo o país recorrendo à sátira e ao humor num tom popular e inteligente”.

Trata-se de uma iniciativa de “grande envolvimento”, baseada em tradições populares e que tem na “morte” do galo o seu auge.

A conceção e construção da estrutura do galo está a cargo de Pedro Figueiredo, Fernando Merino e Victor Freitas, e a encenação e dramaturgia do “Julgamento” pertence a Nuno Pino Custódio, diretor artístico da ESTE – Estação Teatral.

Os promotores adiantam que no julgamento “o vilão voltará a ser o ‘Galo do Entrudo’, que mais um ano volta a sentar-se no banco dos réus acusado de todo o mal que assolou o mundo no ano que passou”.

“Será, pois, julgado pelos seus pecados e atos inconsequentes e espera-se que seja condenado e morto pelo fogo em praça pública e assim cumprida a tradição do Entrudo na Guarda”, acrescentam.

Segundo a autarquia, entre músicos e foliões, serão perto de 1.100 os figurantes que participam na iniciativa.

“À semelhança do ano anterior, o desfile contará com a coordenação musical de Tiago Pereira, terá a participação ativa de 29 freguesias do concelho, bem como a participação de 12 grupos de bombos e [de] fanfarras, envolvendo 230 músicos e percussionistas que animarão o desfile ao longo do percurso”, adianta.

O município promove naquele dia o concurso para o Melhor Carro Alegórico, que premiará o melhor carro com 1.000 euros, o segundo com 500 e o terceiro com 250 euros.

O programa de Carnaval na Guarda começa na sexta-feira, pelas 14 horas, com o desfile de cerca de 2.000 crianças das escolas e jardins-de-infância do concelho.

Ainda na sexta-feira, serão inauguradas as Tabernas do Entrudo, que ficam de portas abertas até domingo, numa estrutura que será instalada no pátio do Museu da Guarda e numa parte do Largo João de Deus.

Para as 21h30 do mesmo dia está agendado para o grande auditório do Teatro Municipal o espetáculo “Filho da Treta”, com os atores José Pedro Gomes e António Machado.

Ainda no âmbito do programa GuardaFolia, no domingo, pelas 11h30, realiza-se a corrida ‘Fun Run’, que terá um percurso citadino de cinco quilómetros.

 

 


Conteúdo Recomendado