Desemprego em Portugal estabiliza em 17,5%

Portugal continua a apresentar a terceira maior taxa de desemprego, depois da Grécia e Espanha, segundo dados do Eurostat. Os dados do Gabinete de Estatística Europeu mostram que a taxa de desemprego em Portugal permaneceu nos 17,5% em fevereiro, depois de uma revisão em baixa do número do mês passado (de 17,6% para 17,5%). Portugal […]

Portugal continua a apresentar a terceira maior taxa de desemprego, depois da Grécia e Espanha, segundo dados do Eurostat.
Os dados do Gabinete de Estatística Europeu mostram que a taxa de desemprego em Portugal permaneceu nos 17,5% em fevereiro, depois de uma revisão em baixa do número do mês passado (de 17,6% para 17,5%). Portugal fica assim na terceira posição do ‘ranking’ dos países da União Europeia (UE) com a taxa de desemprego mais elevada. E é de esperar que o cenário ainda venha a agravar-se tendo em conta a nova projeção do Governo e da ‘troika’, que aponta agora para uma taxa de 18,2%. Por género, foram as mulheres que mais sofreram com a falta de trabalho, com o desemprego a situar-se nos 17,6% neste grupo, enquanto nos homens a taxa é de 17,5%. Os jovens continuam no entanto a ser os mais afetados pelo drama do desemprego em Portugal. Segundo os dados do Eurostat, a taxa de desemprego entre os jovens até aos 25 anos é de 38,2%, o que representa um aumento face aos 34,8% registados há um ano. Há 24 milhões de desempregados na UE Grécia e Espanha continuam a liderar a lista do ‘ranking’ dos países da UE com mais desempregados, com uma taxa de 26,4% (dados de dezembro) e 26,3%, respetivamente. Seguem-se a Eslováquia (14,6%), a Irlanda (14,2%) e o Chipre (14%). Em sentido contrário, as taxas de desemprego mais baixas foram registadas na Áustria (4,8%), indica o gabinete de estatística da UE, na Alemanha (5,4%) e no Luxemburgo (5,5%), Na União Europeia, a taxa de desemprego subiu de 10,8 para 10,9%. No total, o Eurostat estima que existam 24,5 milhões de homens e mulheres desempregados no Velho Continente. Destes, 17,2 milhões estão na zona euro. O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE. Esta taxa utiliza uma metodologia comum a todos os 27 para permitir comparações. Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Conteúdo Recomendado